A tradição da festa da festa de 15 anos é bem antiga e vem se mantendo até hoje com as jovens moças. Saiba como fazer um cerimonial completo e tenha o roteiro perfeito para o seu evento

festa de 15 anos

Você sabia que o termo debutante surgiu do francês e significa iniciante ou estreante? E é exatamente para isso que serve a festa de 15 anos, apresentar uma nova mulher, uma moça estreando na fase adulta. E como a tradição vem de uns bons anos, alguns protocolos dos bailes de antigamente se mantém.

Geralmente a festa se divide em 3 partes: recepção, valsa e festa e há uma série de protocolos para cada momento.

1. Recepção

É de bom tom que a debutante e os pais estejam a frente da festa desde o início para receber os cumprimentos de todos os convidados. Neste momento eles  apresentam aos amigos e familiares a menina, e as pessoas são encaminhadas para seus lugares. É um bom momento para fazer fotos com todos e também dos detalhes da festa, como decoração, mesa de doces e bolo, debutante com os pais. As assessoras devem se manter na porta do evento com a lista de convidados para recepcioná-los e fazer a contagem.

Duração: cerca de 1 hora.

vestido para recepção da festa de debutante

Alimentação

Na recepção geralmente se serve um coquetel aos convidados, para que consigam aguardar o jantar e os protocolos seguintes pacientemente e com um clima gostoso.

Música

Uma música ambiente e calma é indicada. Se preferir, pode colocar algo ao vivo com voz e violão, ou tocar uma música gravada.

Traje

Neste momento debutante deve usar um vestido, que pode ser menos formal, um estilo de cabelo e joias que podem ser trocadas ou não para os próximos passos. Isso ficará à critério dela.

Protocolos

Esse momento serve para as assessoras posicionarem os 15 casais e a família da debutante conforme for chegando para a próxima parte da festa. Se as 15 meninas forem usar vela ou entrar com algum acessório esse é o momento de posicioná-las.

2. Abertura do Cerimonial

Após receber a grande maioria dos convidados, os pais e a debutante devem ser direcionados para o início do cerimonial, momento no qual irão apresentar a filha como mulher para o público.

Duração: cerca de 1 hora e 30 min.

vestido para cerimonial na festa de debutante

Alimentação

Durante o cerimonial, que é um pouco mais demorado, os convidados já poderão ir se servindo do jantar.

Música

As músicas irão se intercalar de acordo com o momento do cerimonial.

Traje

Agora o traje da debutante deve ser um vestido de baile e ela pode usar sapato de salto. Esse é o momento mais glamouroso da festa, em que ela pode abusar dos acessórios com uma coroa ou tiara estilo princesa e uma maquiagem mais marcada.

Protocolos

a) Apresentação do evento com cerimonialista

O cerimonialista deve fazer uma abertura dando as boas-vindas aos convidados e iniciando a celebração.

b) Entrada do cortejo – família e 15 casais

O cerimonialista chama a família e os 15 casais ao palco. Os casais podem entrar com um buquê, com velas ou o que a debutante desejar.

c) Entrada da aniversariante

Após o posicionamento de todos no palco, a debutante faz sua entrada e todos os olhares devem se voltar a ela. Se o espaço tiver um holofote, é indicado que seja ligado até que ela chegue ao palco.

d) Recepção pelo pai ou pelo príncipe

A debutante pode ser recebida pelo seu pai ou pelo príncipe. Fica à critério dela. Quem a receber deve dar uma volta em torno de todos os casais e familiares, simbolizando a apresentação da moça à sociedade.

e) Entrega da joia, passagem do sapato ou passagem da boneca

Para marcar simbolicamente essa passagem para a vida adulta, os pais podem:

– dar uma joia (brinco, anel, colar ou pulseira) para a debutante representando a beleza e vaidade.

– trocar o sapato baixo da debutante por um de salto, simbolizando a passagem à vida adulta em seus primeiros passos como mulher.

– a debutante entrega uma boneca à alguma menina  de 8 a 12 anos (previamente escolhida) simbolizando a passagem da pureza da infância.

troca de sapato na festa de 15 anos

f) Homenagens e retrospectiva

Nas homenagens geralmente a debutante entrega buquês para a mãe, avós, tias. É nesse momento que se alguém da família ou alguma amiga quiser falar algo à aniversariante deverá fazer. E segure as lágrimas, se os pais prepararem uma retrospectiva com as fotos da infância a emoção fica difícil de segurar.

g) Corte do bolo

Após finalizar as homenagens, deve-se cantar parabéns. Se a debutante entregou velas para as 15 meninas, ela deverá acender todas, realizar o brinde, cantar os parabéns e depois apagar uma por uma, simbolizando os 15 anos de vida da menina. Após apagá-las, ela deve cortar o bolo.

h) Valsas

Depois dos parabéns, a debutante irá dançar a valsa com o pai, o príncipe, padrinhos, irmãos, e quem mais preferir. Cada valsa deve ser diferente para dançar com cada homem de sua vida. Neste momento, os 15 casais devem acompanhar a debutante na dança.

i) Presente dos 15 casais

Ao final, a debutante deve entregar uma lembrancinha especial aos 15 casais escolhidos em sinal de agradecimento.

3. Baile

Após todos os protocolos, chegamos à parte final da festa, e a mais aguardada das debutantes, que é o baile! Haverá novamente troca de roupa e entrada da menina, que agora já foi apresentada como mulher.

Duração: restante da festa.

baile de debutante

Alimentação

Para o baile muitas debutantes servem lanches e algo mais “cool” marcando a festa em si.

Música

Aqui o gosto musical da jovem deve prevalecer e pode-se colocar DJ ou banda ao vivo.

Trajes

O último vestido da debutante pode ser mais leve, afinal ela deverá dançar o resto da noite e se divertir! O cabelo pode ser preso e os acessórios mais pesados, como coroas, devem ser retirados. Agora é hora de se soltar e aproveitar a festa.

Protocolo

Para a balada não há protocolos, só diversão e muita dança com os amigos. Após o término da festa, a debutante poderá oferecer lembrancinhas aos convidados e deixar um livro de recados para marcar o evento.

4. O que não pode faltar na sua festa

Anota aí!

– Cerimonialista

– Assessora do evento

– Mesa de doces e bolo

– Pista de dança

– Telão para a retrospectiva

– Porta, escadas ou rampa para entrada da debutante

– Lembrancinhas

– Vela para apagar – seja no bolo ou com as 15 meninas

Dica: pesquise vários fornecedores para sua festa e encontre o que você precisa!