Se você quer um casamento intimista e todo personalizado, aqui está a melhor opção: o mini wedding! Saiba como montar o seu.

A moda agora é fazer Mini Wedding. Mas afinal, o que é esses estilo de casamento? Como ele surgiu? Se engana quem pensa que o motivo de sua criação foi para economizar. Muito pelo contrário, existem mini weddings que podem chegar a valores bem maiores que de um casamento com mais convidados.

Tudo sobre Mini Wedding

Como surgiu o Mini Wedding

Os mini weddings apareceram na Europa, e entre os anos de 2008 e 2009 chegaram aos Estados Unidos. O modelo se tornou grande tendência nesta época, e a “febre” desse estilo de casamento ganhou força entre os anos de 2010/2011 aqui no Brasil.

Veja também 9 dicas para você economizar ao planejar seu casamento

O que é Mini Wedding

Mas afinal, o que é um Mini Wedding? Esse formato “pocket” de casamento nada mais é do que uma cerimônia e festa mais intimista, personalizada e com riqueza de detalhes optados pelos noivos. Pelo número reduzido de convidados, apenas os familiares e amigos mais próximos devem ser chamados. Nada de incluir as tias que os noivos nem conhecem para fazer bonito na família. Os noivos é que devem selecionar a dedo seus convidados.

Nos Estados Unidos o Mini Wedding deve acontecer para no máximo 80 convidados. Na Europa o número não ultrapassa 60 convidados. E no Brasil a festa deve acontecer para até 100 convidados.

Quando devo escolher o Mini Wedding como opção?

Economia nem sempre é sinônimo de Mini Wedding, apesar do número reduzido de convidados, já que a personalização pode alcançar valores extremamente altos. Mas até pode ser usado com essa finalidade caso os próprios noivos queiram personalizar o casamento e fazer itens no estilo DIY (Do It Yourself / Faça Você Mesmo). O mais indicado para esta opção de casamento é para os seguintes casos:

  • Casamento programado para acontecer rapidamente;
  • Noivos que moram fora do país e querem comemorar com os familiares e amigos de infância;
  • Noivos que preferem festas menores e mais aconchegantes;
  • Noivos que querem fazer uma festa super personalizada e luxuosa, mas não querem investir nesse luxo para muitos convidados;
  • Noivos que queiram casar na casa dos pais;
  • Noivos que queiram economizar, mas comemorar o casamento com as pessoas mais importantes.

Escolha do local para Mini Wedding

Uma ótima notícia é que o Mini Wedding pode ser feito em quase todos os locais, sem restrições, pois comporta poucos convidados. Mas o ideal é que não seja um espaço tão amplo para não dar a impressão de ter uma festa vazia.

Geralmente a cerimônia é feita no mesmo local da festa até para dar o ar de mais intimista mesmo. Alguns locais são especializados nesse tipo de casamento e outros atendem tanto os tradicionais, quanto os Mini Weddings. Veja aonde você pode fazer o seu:

Vantagens e desvantagens do Mini Wedding

Assim como todo estilo de casamento, o Mini Wedding também tem as suas vantagens e desvantagens. Listamos elas para você visualizar melhor.

Vantagens

  • Mais aconchegante e intimista;
  • Pode ser feito dentro dos sonhos da noiva e com um alto padrão, por ter menos convidados;
  • Pode ser uma forma de economizar caso os noivos optem por fazer alguns itens do casamento;
  • Pode ser feito em diversos locais, ampliando as opções;
  • Cerimônia e festa no mesmo local, evitando que os convidados se desloquem;
  • Cardápio mais elaborado para servir menos convidados, o que pode ser mais elaborado e sofisticado;
  • Amplia a opções de bebidas alcoólicas também, pelo número reduzido de convidados;
  • Caso escolham Restaurantes ou Hotéis, geralmente já oferecem pacotes fechados com tudo para o Mini Wedding, diminuindo significativamente o trabalho dos noivos na organização.

Desvantagens

  • Pode gastar valores ainda maiores que em festas clássicas;
  • Lista de convidados reduzida, dificultando para os noivos com famílias maiores;
  • Mais trabalho para os noivos se optarem por fazer itens no estilo DIY;

Lista de convidados para Mini Wedding

A lista de convidados para o Mini Wedding pode ser um dos maiores problemas dos noivos. Afinal, eles deverão chamar apenas os amigos e familiares mais próximos e sem dó de não colocar algumas pessoas. Isso pode causar desconforto entre a família e os amigos, mas eles precisam estar preparados para isso.

Uma boa dica para montar a lista é começar pelos familiares e amigos indispensáveis, como pais, padrinhos, irmãos, avós, melhores amigos (mas melhores amigos mesmo! Aqueles que convivem com vocês até hoje!). Depois, vá para os tios, primos, amigos de faculdade que também convivem com vocês, mas com menor contato que o grupo anterior. E por fim, separe os amigos e parentes que vocês gostariam de chamar, mas não tem tanto contato. Se precisar cortar nomes vocês já saberão por onde começar.

É muito importante que vocês levem e conta os acompanhantes na hora de fazer a lista e deixem bem claro no convite quantas pessoas está convidando, afinal é um Mini Wedding, com locais contados e tudo deve ser respeitado.

Decoração para Mini Wedding

A decoração de um Mini Wedding pode ir do simples e rústico ao luxuoso e sofisticado. Tudo irá depender do gosto e do sonho dos noivos, além do valor que eles queiram investir. Velas, flores, folhagens e suculentas têm feito parte das decorações desse estilo de casamento. As cores ficam a gosto dos noivos, mas o Greenery está com tudo neste ano!

Veja também Todas as perguntas que você deve fazer ao decorador de casamento antes de contratá-lo

Cardápio para Mini Wedding

Para o menu do Mini Wedding as opções são diversas e até um jantar à francesa pode ser feito, afinal são poucos convidados. Uma ideia legal de usar também é a de ilhas gastronômicas e que tenham a ver com a personalidade dos noivos e com o estilo do casamento.

Para as bebidas, pode-se investir em vinhos, espumantes, wiskies e outros mais sofisticados, além das águas aromatizadas e sucos naturais na parte não alcoólica.

Veja também Dicas fundamentais para escolher o cardápio para casamento

Cerimônia para Mini Wedding

Geralmente as cerimônias de Mini Wedding acontecem no mesmo local da festa, mas nada impede da noiva optar por fazer em uma igreja e depois receber os convidados em outro local. Para as cerimônias no mesmo espaço, você poderá fazer:

  • Casamento Religioso;
  • Casamento Civil;
  • Casamento com celebrante;
  • Casamento com fala dos amigos e bênção da religião que tiver;

Veja também 6 dicas fundamentais para escrever os votos de casamento

Convites para Mini Wedding

Na parte de convites e papelaria o Mini Wedding é perfeito para quem ama coisas diferentes, personalizadas e com o seu jeitinho. Por isso, invista em um convite que ao olharem saberão que tem a cara dos noivos. Itens de papelaria como cardápios, TAG’s, Rótulos de água personalizado, entre outros, ganham força e dão um charme a mais para o casamento.

Assessoria para Mini Wedding, é preciso?

Você pode pensar que um casamento menor dá menos trabalho, mas estará completamente errado! Mesmo em uma festa com poucos convidados, as atrações e detalhes ficam cada vez mais específicos, tornando fundamental o trabalho da assessora de casamentos para o dia do evento. A assessoria pré-evento também pode te ajudar bastante, mas fica a critério dos noivos contratar ou não. Caso a festa seja em um ambiente específico e preparado para eventos, como hotel ou restaurante a necessidade de assessoria é menor. Mas se a opção for a casa de algum parente, ou local improvisado para o evento, a assessoria pode ser indispensável.

Música para Mini Wedding

A música é fator fundamental nos casamentos. Afinal, é ela que traz a emoção à cerimônia e anima os convidados na festa. Para o Mini Wedding, você também poderá investir em atrações musicais. Na cerimônia e jantar nada impede de colocar voz e instrumentos para embalar. Já para a festa, dependendo do local não é possível colocar bandas, mas os DJ’s são bem-vindos. Tudo é uma questão de verificar as especificidades antes (como espaço para palco) e curtir ao seu estilo.

Trajes para Mini Wedding

Como todo casamento, a ocasião pede trajes formais, afinal é uma celebração. E o nível de formalidade irá depender muito do estilo da festa que os noivos escolheram. Quanto mais clássica e tradicional, mais formal deve ser o traje. Mas em geral, para um Mini Wedding indicamos tais opções:

Mini Wedding de dia

Noiva

Vestido mais fluído, sem muito brilho ou volume. Até um vestido curto cai bem aqui! Cabelo mais natural, assim como a maquiagem e pode até usar flores no cabelo.

Noivo

Traje mais despojado, como terno sem gravata ou mesmo apenas calça, camisa e suspensório.

Padrinhos

Se os noivos liberarem, os vestidos podem ser até o joelho ou midi, e os homens poderão ir sem terno.

Convidados

Vestidos até o joelho ou midi, nada de vestido longo formal.

Mini Weddig à noite

Noiva

Os vestidos podem ser mais volumosos e com brilho, dependendo do formato.

Noivo

Terno completo ou até mesmo trajes mais formais.

Padrinhos

Madrinhas de vestido longo e padrinhos de terno ou traje escolhido pela noiva.

Convidados

Vestidos até o joelho, midi ou longos mas sem ser formal demais. A formalidade deve ser deixada para os noivos e padrinhos.

Ainda tem dúvidas sobre Mini Wedding? Manda pra gente! Central do Evento