O decorador de casamento é um dos fornecedores mais importantes! Veja o que você não pode deixar de perguntar à ele antes da contratação para o seu evento.

Casamento é assim: gastos e mais gastos! Tudo parece não ter fim, ainda mais quando se trata do item decoração de casamento, que é um dos mais caros. Prepare o bolso e tenha em mente muito bem o que você precisa e quer para a festa, assim evitará perda de tempo e de verba a mais. Mas antes de dispender o dinheiro você precisa escolher o melhor fornecedor para o seu casamento. E nisso a gente te dá uma força!

Veja também

Dicas essenciais para realizar um casamento no campo perfeito

30 ideias de lembrancinhas de casamento, de comestíveis a sustentáveis

6 Dicas de Etiqueta fundamentais para os convites de casamento

Perguntas essenciais para o decorador de casamento antes de contratá-lo

1. Quais os últimos trabalhos e suas referências de indicação?

É imprescindível ver, se possível ao vivo, os trabalhos do fornecedor que você está cotando. Só assim você terá noção exata de como ele trabalha, as flores que ele escolhe (se estão em bom estado), além de ser muito indicado que se converse com noivas que já casaram e tiveram ele como fornecedor para ver os pontos positivos e negativos.

Se não for possível acompanhar algum evento que ele esteja montando, peça as fotos, principalmente de trabalhos com referências parecidas com as que quer em seu casamento.

2. Com quais flores você trabalha?

É imprescindível verificar as flores que esse fornecedor dispõe. Ainda mais se você quiser algo muito específico, como tulipas, bromélias, orquídeas raras ou algum outro tipo de flor exótica e diferenciada. Portanto, veja a tabela de flores e folhagens e saiba desde o princípio o que poderá ser usado em seu casamento para não ter surpresas desagradáveis no dia.

3. Quais as flores mais indicadas para o meu casamento de acordo com a estação que ele irá ocorrer?

As flores da estação costumam ser bem mais baratas do que as que não dão naquele clima da época. Isso porque elas são mais abundantes e os preços podem cair significativamente. Pergunto ao decorador quais são e o que ele indica usar para reduzir o orçamento.

4. Qual a quantidade ideal de flores e folhagens para o meu casamento?

Essa pergunta é bastante específica e deve ser entendida antes de ser feita. O que encarece o orçamento de um decorador é a quantidade de flores e folhagens. Portanto, se você quiser enxugar muito o orçamento ele irá diminuir em flores para que caiba em seu bolso. Mas se você sonha com uma cortina de rosas repleta delas deve saber qual a média de flores que ele pensa em usar neste local e imaginar se ficará como imaginou. Leve uma referência fotográfica para que ele consiga mensurar melhor o que você espera.

5. O que será usado de mobiliário, vasos e peças?

Outro item que encarece bastante a decoração do casamento são os elementos que a compõe, tirando as flores, isso é: móveis, vasos, lounges, entre outros. Por isso, é preciso que descreva tudo detalhadamente no orçamento. Dessa forma, ao fechar o contrato você estará resguardado de eventuais problemas e sua assessoria de casamento pode acompanhar a montagem de tudo que você contratou.

6. Quais peças serão usadas nos arranjos e valores de cada?

Assim como os móveis, os arranjos são importantíssimos. Eles irão dar o charme e beleza da festa compondo com as flores. Se você quer 20 vasos de cristal deixe tudo escrito no orçamento. Na montagem tudo deverá ser checado e feito da forma que você escolheu.

Isso vale também para a mesa de doces, pois ela levará arranjos altos e diversos sousplats. Deixe anotado absolutamente tudo que for acordado para que não falte peças no dia do casamento. Afinal, os doces sempre são atacados no evento e a mesa é uma atração à parte.

7. Como será feita a entrega e montagem da decoração?

É essencial que você veja como o decorado costuma fazer a entrega e montagem do evento para que a assessoria e o local verifique se é a melhor forma. Por exemplo, se o casamento é às 20h00 e as flores forem colocadas muito cedo em um dia de verão elas podem estar murchas até o evento. Assim como se o fornecedor entregar às 18h00 não dará tempo de tudo ficar pronto. Se atente a estes detalhes! O ideal é que a chegada dele seja até 6 horas antes do evento.

Montagem de móveis e acessórios até podem ser feitas no dia anterior, mas flores não é indicado.

8. Como você assegura a beleza das flores até a hora do casamento?

Assim como dissemos na pergunta anterior, o tempo e clima influem muito na beleza das flores. Afinal, são seres vivos e após arrancados começam a murchar e perder a beleza. Por isso são mantidas em câmaras de resfriamento até o horário mais próximo do evento. Verifique como isso é feito pelo fornecedor e peça uma garantia de que elas estarão lindas quando você e seus convidados chegarem.

Agora que você já tem todas as dicas é só procurar o fornecedor, pedir o orçamento e escolher o que melhor te atenda!