Muitos pais ficam em dúvida na hora de planejar a festa infantil, mas o que é melhor, fazer em casa ou no buffet? Veja os prós e contras de cada espaço e decida!

Espaço Praça Pitangueira

Praticidade, comodidade, economia e uma linda comemoração são alguns dos atributos principais que os pais procuram para a festa de aniversário de seus filhos. Mas afinal, qual o melhor local para oferecer tudo isso? Quais os cuidados que devo ter ao escolher fazer a festa em casa? E os custos? Vamos esclarecer tudo isso para te ajudar com a escolha.

Prós e contras de fazer uma festa infantil em casa ou no buffet

1. A escolha do espaço

Se você tem uma casa linda, com quintal e quer receber seus amigos e familiares em um local mais íntimo, porque não pensar em fazer a festa de aniversário do seu filho lá? Mas antes de tomar essa decisão, é preciso verificar principalmente o tamanho do espaço e de sua festa.

Antes da escolha do local, confira: quantidade de convidados da festa, atrações, comida, decoração e pense onde tudo isso vai caber!

Victoria Athayde, que é gerente do buffet infantil Praça Pitangueira, na Zona Sul de São Paulo, destaca a praticidade e comodidade do espaço de eventos comparado à casa. “Festa é sempre bom. Reunir amigos, família, comidinhas, bebidas, brincadeiras… é uma confraternização e um momento de alegria. Porém, fazer evento é trabalhoso. A festa em casa pode ser mais aconchegante, contudo ir atrás de fornecedores, verificar as melhores condições, preços e qualidade pode ser um risco. Evento em buffet é bem mais fácil e cômodo. E se você conhece o lugar onde está fazendo, já sabe que as coisas fluem melhor. A gestão do evento fica por conta do local e os donos da festa conseguem aproveitar bem mais.”

Espaço Praça Pitangueira

A estrutura do local interfere em toda a festa, e não só o tamanho mas também o que tem no espaço, como destaca o proprietário do Buffet Diversão e Arte, Luiz Fernando, que fica na Zona Norte de São Paulo. “Fazer festa em casa exige tempo, dedicação e criatividade. Nem sempre sua casa terá a estrutura suficiente para receber todos os seus convidados e também pode faltar distração para as crianças na festa. Tudo deve ser bem pensado antes da escolha.”

Espaço Diversão e Arte

2. Tempo e dinheiro

Será mesmo que a festa em casa sai “mais em conta”? É necessário colocar tudo na ponta do lápis, porque por vezes o barato pode acabar caro. “Em uma festa em casa quase tudo terá que ser comprado, contratado ou preparado para a ocasião. Há algum tempos atrás, fazer a festa em casa era uma escolha econômica, mas hoje se somar todos os custos, poderá perceber que o buffet chega a ser a opção mais econômica.”, destaca Luiz Fernando.

A economia de fazer a festa em casa também irá depender de muita pesquisa, como destaca Victoria: “Fazer festa em casa pode ter um custo mais baixo se já houver estrutura legal para agradar adultos e crianças, mas é preciso pesquisar muito para ter preço bom e qualidade.”

Um lado positivo de se fazer em casa é que não tem horário restrito, como na maioria dos buffets. Agora, se você tiver que locar estruturas, brinquedos, serviço de comida e bebida, a festa pode sair mais cara e dar dor de cabeça para organizar tudo isso.

Para fazer as contas, coloque os custos de:

Buffet

  • Comida e Bebida
  • Mesa de Doces
  • Lembrancinhas
  • Locação do espaço
  • Atrações
  • Estacionamento
  • Decoração
  • Horas extras – se necessário

Espaço Praça Pitangueira

Casa

  • Comida e Bebida (fazer sozinha pode ser mais desgastante e mais caro. Controle os custos!)
  • Mesa de Doces
  • Lembrancinhas
  • Atrações
  • Mesas e cadeiras (para montar a estrutura)
  • Decoração (aqui será necessário verificar a estrutura e o que falta para tornar o local completo, o que pode encarecer a festa)
  • Talheres e Copos
  • Garçons para servir
  • Pessoa para ajudar com a limpeza

Peça orçamento para no mínimo 3 fornecedores de cada segmento para comparar os valores, e não seja dessas que diz “vou fazer tudo sozinha” porque você poderá ficar doida! Se for fazer a festa no estilo DIY converse com amigas e familiares para contar com ajuda.

3. Tamanho da festa

Quanto maior a festa, mais trabalho. O número de convidados influi bastante, assim como as atrações contratadas. Uma festa maior é indicado fazer no buffet, pois a dor de cabeça pode não compensar a escolha da casa. “Uma festa grande feita em casa terá um alto risco de apresentar problemas em virtude de variáveis consideráveis. Explico: os pais irão contratar fornecedores habituados a trabalhar em domicílio, mas nem sempre a estrutura do local é adequada para receber o número de convidados que estão dispostos, assim como a estrutura de serviço. Os pais terão que lidar com fornecedores diversos e coordenar tudo, a não ser que contratem algum coordenador profissional para isso. De qualquer forma, pelas particularidades do local, será sempre um desafio ajustar a operação.”, explica Luiz Fernando.

Espaço Diversão e Arte

Já uma festa menor, pode ser até mesmo mais agradável quando feita em casa. Com menos convidados, você poderá recebê-los de forma diferenciada e propiciar uma experiências gastronômicas, investindo em um bom menu, musicais e com atrações.

4. Trabalho pós-festa

Basicamente quando a festa é em casa assim que os convidados vão embora o trabalho está apenas começando, no buffet ele se encerra ao final da festa. “O final da festa a é um dos momentos que mais pesa a escolha do buffet, pois os pais não precisam se preocupar com limpeza e nem ficar esperando até os fornecedores irem embora. A festa acabou e eles podem descansar.”, explica Victoria.

E mesmo que você tenha uma assessoria para ajudá-la, precisará verificar se a casa está em ordem, se não quebrou nada. Além disso, é preciso ficar atento à questão de alimentação. Se for feita de forma caseira e tiver uma grande quantidade de sobra, pense aonde irá armazenar ou para quem poderá doar para evitar o desperdício.

5. As atrações da moda

Criança gosta é de brincar! Para tornar a festa especial para eles, é preciso sim investir em atrações. Luiz destaca os brinquedos de aventura e as baladinhas de crianças como itens mais procurados no buffet. Já Victoria, aposta nos personagens e ressalta o foco de agradar tanto crianças quanto adultos.

Espaço Diversão e Arte

Espaço Praça Pitangueira

Para a festa em casa, você poderá contratar brinquedos e atrações de teatro. Algumas sugestões são piscina de bolinha, tobogãs, cama elástica, videogame. Mas lembre-se que todos os brinquedos devem ter monitores.

E se você fizer a festa no jardim, uma opção gastronômica que acaba virando atração da festa são as food bikes.

6. Resumindo…

Prós de fazer a festa no buffet

  • Estrutura preparada para receber crianças e convidados em geral.
  • Segurança de um serviço testado e comprovado.
  • Facilidade, comodidade e conveniência.
  • Deixar os pais focados exclusivamente em aproveitar a festa, receber os convidados e curtir.
  • Ao término da festa, poder pegar os presentes e simplesmente ir para casa descansar.
  • Alimentação adequada e preparada para atender a todos.
  • Pode receber mais pessoas para a festa, pois a estrutura é preparada para isso.

Contras de fazer a festa no buffet

  • Custos elevados (dependendo da escolha).
  • Festa com horário definido.
  • Pensar no estacionamento do local para os convidados.

Prós de fazer a festa em casa

  • Oferecer uma recepção mais particular e íntima.
  • Oferecer uma festa inédita e exclusiva.
  • Oferecer uma experiência diferenciada para seus convidados.
  • Reduzir os custos.
  • Ter uma festa sem hora determinada para terminar.

Contras de fazer a festa em casa

  • Falta de privacidade.
  • Muito trabalho e grande preocupação com todos os detalhes, o que pode deixar os pais tensos e sem curtir a festa.
  • Alto risco de ter problemas com local e fornecedores.
  • Contratação de estrutura e brinquedos, o que poderá encarecer a festa.
  • Preocupação com a alimentação e bebidas ao final do evento.
  • Limpeza e finalização do evento, ocupando os pais ao final e deixando-os ainda mais cansados.

A blogueira Hel Mother fez uma festa linda para seu filho Caetano no salão de casa. Dá uma olhada que lindo que ficou e tire algumas ideias.

Festa do Caê

Ei minha corrente como vocês tão. Atendendo a pedidos venho falar mais um pouquinho sobre o niver do Caê. Vocês amaram os caprichos, a decoração, as comidas e foi tanto inbox perguntando quem é que fez que achei melhor fazer um publipost divulgando as fornecedoras, mulheres lindas e empreendedoras.Então segue essa lista de contato DE OURO. (aliás se você é de sp dá printscream na tela- e se não for também tem muita coisa que entrega no Brasil todo).Primeiramente a produtora da festa que permitiu com que eu trabalhasse, vivesse e ainda sim rolasse uma festa maravilhosa que rolou: Priscila Inserra! O QUE FEZ: Produção e organização.www.instagram.com/encontrodasmamaes www.facebook.com/encontrodasmamaeswww.encontrodasmamaes.com.br A Pri gerenciou os fornecedores e parceiros, organizar e produziu a festa <3.2- Festinhas ManuaisO QUE FEZ: Decoração mais linda desse Brasil.www.instagram.com/festinhasmanuais www.facebook.com/festinhasmanuais www.festinhasmanuais.com.br Festinhas Manuais desenvolveram uma decoração com a carinha do Caê e da família do rock. Pensaram cada detalhe para que ele se identificasse e curtisse muito! E acertaram em cheio. 3- Cacarecos Craft feitos pela Clarice.O QUE FEZ: bandeirolas em crochê que incrementaram a festinha com um toque especial.www.iinstagram/cacarecos_craft https://www.facebook.com/Cacarecoscraft/ A Cacarecos é um ateliê de manualidades com foco na criação de brinquedos e itens decorativos em crochê!Pro niver do Caê a Clarice fez bandeirolas com as cores do homem aranha que decoraram a mesa de comidinhas! 4- Leticia MantovaniO QUE FEZ: Comidinhas, sucos e a banca de frutas amada pelos baybes.www.instagram.com/tanamesa.culinariaconscientewww.facebook.com/tanamesa.culinariaconscientehttp://leticiamanto.wixsite.com/tanamesaComidinhas saudáveis e personalizadas para festas, sem o uso de industrializados, conservantes e corantes. Comida de verdade feita com amor de mãe.No niver do Caê a Letícia fez: pão de queijo, moussaká, couscuz marroquino, milho verde no palito, guacamole com chips de banana, tortinha de banana, tortinha de maçã, sucos (laranja com manga, melancia com gengibre, maracujá com água de coco, chá mate gelado com limão) e banca de frutas (morango, manga, mamão, banana, pera e maçã). Que DELICIAA.5- Haydee UekuboO QUE FEZ: Lembrancinhas – Kit de caderno + giz em formato de guitarrinhas e máscara do Homem Aranha (você pode escolher e personalizar)www.instagram.com/gizrabisquinhowww.facebook.com/rabisquinhowww.rabisquinho.com.brO Rabisquinho é um giz de cera artesanal em formatos diferentes e divertidos, pra usar da forma que a imaginação mandar 🙂 No niver do Caê a Haydee aproveitou o pedido de bloquinho pra festinha que fiz e criou o "dos-à-dos de colorir" (caderno dividido em 2, que vai e vem 🙂 ) de um lado, tem desenhos pra colorir e do outro, páginas pra desenhar. O formatinho dos giz fui eu que escolhi e ela fez com muito capricho.6- Hora da diversão das criança tudi! Okipoki Aluguel de BrinquedosO QUE FEZ: Espaço Baby com brinquedoswww.instagram.com/okipoki_brinqwww.facebook.com/okipokibrinquedoswww.okipoki.com.brA OKIPOKI é uma locadora de brinquedos e acessórios para bebês e crianças de 0 a 4 anos brincarem e funciona exclusivamente na cidade de São Paulo e Grande SP. Para alugar brinquedos, basta entrar no site okipoki.com.br, selecionar os brinquedos que mais gostar. Escolha um plano de locação por até 30 dias e depois efetue o pagamento . A entrega é agendada e feita em até 5 dias uteis e os brinquedos são entregues limpos, embalados e com pilhas.Você não se preocupa, economiza, compartilha e seu filho tem muita diversão.No niver do Caê rolou um espaço com brinquedos para os pequenos convidados do Cae de 0 a 3 anos.7- Ana Faria, a videomaker que tá mostrando esse vídeo lindo pra vocês. O QUE FEZ: um filme da festawww.instagram.com/anamaisrafa_fotografiawww.facebook.com/anafariafotografiawww.anamaisrafa.comA Ana faz fotos e filmes de família, guardados em álbuns formosos, com bom gosto e com a delicadeza que merece. no niver do caê ela fez os vídeos, inclusive esse: um filme pra aquecer o coração com lembranças boas e pra todo sempre.8- Daniela Caleffi Trevizol – Biscoiteria da Dani.O QUE FEZ: Biscoitos decoradoswww.instragram.com/biscoiteriadadani www.facebook.com/biscoiteriadadani/A Dani faz biscoitos amanteigados e decorados para sua festa ficar ainda mais linda. Podem escolher entre os sabores baunilha, especiarias, limão, laranja, coco e amêndoas. No palito ou sem, e sobre qualquer tema.No niver do Caê a Dani fez biscoitos decorados no palito para enfeitar a mesa de doces e biscoitos decorados para lembrancinha, tudo no tema rock e homem aranha. Ficou demais!9- A Doceira VeganaO QUE FEZ: Brigadeiro, Beijinhos, Docinho de paçoca e mini brownie veganos <3 hummmwww.instagram.com/adoceiraveganawww.facebook.com/adoceiraveganaA Doceira Vegana oferece todos os tipos de doces e bolos, biscoitos e afins. Todos feitos de forma artesanal, sem nenhum ingrediente de origem animal. Usando também frutas orgânicas .No niver do Caê salvou os veganos, intolerantes ou alergicos ao leite. Tudo delícia ?10- Milene Sanches Missau O QUE FEZ: doces tradicionais www.instagram.com/docesdami/www.facebook.com/docesdamiA Mi fez o que não podia faltar: doces tradicionais!No niver do Caê escolhi brigadeiro tradicional, brigadeiro de capim santo e casadinho. Tudo delícia.11- Isabele AraujoO QUE FEZ: cobertura fotográficawww.instagram.com/araujoisabele_fotowww.facebook.com/IsabeleAraujoFotografiawww.isabelearaujo.comA Isabele é uma fotógrafa de família que dedica seus clicks a coleção de memórias.Do nascimento ao desenrolar da vida, procurando fotografar dandodestaque para a espontaneidade, a leveza e a verdade nas relações.Deixando sempre que a vida aconteça naturalmente diante das lentes.Palabras da Bela sobre o niver do Caê: "Clicar o mundo imaginário de Caetano foi uma delícia, uma misturade homem aranha roqueiro e vampiro, que se divertiu como se não houvesseamanhã. Menino gostoso, cercado de amor por todos os lados e cheio de energia."12- FebeNix Imagem & ArteO QUE FEZ: Papelaria personalizada, na qual transformamos o sonho do Caê em ter um homem aranha roqueiro! www.instagram.com/febenixwww.facebook.com/personalizadosfebenixwww.febenix.com.brA FebeNix Imagem & Arte veio para recriar, registrar e construir grandes momentos. No niver do Caê a FebeNix construiu a arte com o nome do Caê e recriou com os diversos papéis: guitarra, vitrola, prédio, toopers, caixinhas e sacolinha com teias, homem aranha e muito rock and roll.13- Fernanda Yokoyama de CarvalhoO QUE FEZ: comidinhas saudáveis, bolo do Cae e docinhoswww.instagram.com/cozinhadaflorwww.facebook.com/cozinhaDaFlorwww.cozinhadaflor.com.br A Cozinha da Flor trabalha com culinária natural e oferece comidinhas para festas e congelados para o dia à dia. Não tem fritura,açúcar refinado e nem tempero pronto! Tem comida de verdade! Todos os ingredientes dos alimentos são orgânicos.Pra comilança do pessoal a Fernanda fez lanchinhos vegetarianos, mini pizza integral, espetinhos de tomate queijo e manjericão, pipoca, manjarzinho de coco, quadradinhos de brownie e o bolo do parabéns! Não sobrou NADA. Tudo devorado.14 – TrazpracasaO QUE FEZ: Entretenimento Infantil – deixou as crianças brincarem felizes e os adultos curtirem <3www.instagram.com/@trazpracasawww.facebook.com/trazpracasawww.trazpracasa.comEntretenimento Infantil de qualidade <3 Brincadeiras lúdicas, monitores capacitados e uma mala incrível, cheia de ideias e materiais para brincar!No niver do Caê a atração foi os pais felizes da vida podendo dar uma relaxada enquanto as criancas se divertiam a valer. (nem foto com caê consegui tirar porque ele não queria saber de mim hahaha)15- OyaO QUE FEZ: máscaras em feltro do homem aranha, misfits e kiss. Ficaram lindas demais! www.instagram.com/oyafabriquetawww.facebook.com/oyafabriquetaA Oya faz bonecos e brinquedos de pano artesanais. Caê inclusive ganhou uma cestinha de frutas feitas de feltro que ele AMA.No niver do Caê as máscaras em feltro spiderman roqueiro, kiss e misfits foram tanto sucesso que inclusive os convidados imploraram pra levar de lembrança. Gente- foi pra ficar na memória, foi demais, e foi muito melhor do que imaginei. MUITO MESMO <3essas fornecedoras e a produtora foram porretas! mulehres maravilhosas que fizeram acontecer. muito obrigada. <3

Publicado por Hel Mother em Quinta, 9 de março de 2017