Já mencionamos no post anterior que a organização é imprescindível para que o seu casamento ocorra como o esperado e os noivos não enlouqueçam até que chegue o grande dia. Agora vamos continuar com as etapas do planejamento de casamento:

-> Planejamento de casamento – pelo menos 4 meses antes 

Identidade visual

A identidade visual do casamento nada mais é do que a cara que os noivos querem dar à festa e/ou cerimônia. Ela deve começar com a busca de um tema, que tenha a ver com o casal e o seu estilo. Tudo começa pela escolha do convite, por isso ele deve ser muito bem pensado, para refletir a imagem que os noivos querem passar aos seus convidados. O casal tem um estilo mais clássico ou prefere algo mais engraçado? Quer algo mais original? Essa é a hora de pesquisar bastante em sites e revistas direcionados e também nas redes sociais, principalmente no Pinterest. Quando mais os noivos souberem o que querem, menos chances de se decepcionar com o resultado.

Feito o convite, o resto da identidade visual do casamento deve estar em harmonia. Usar a mesma fonte ou cor nos demais ítens que podem ser: adesivo da pista de dança, tag dos bem casados, kit toillete, cardápio da festa, lembrancinhas, entre outros.

Pesquisa de fornecedores 

Independente do tipo de cerimonial que você contratar é importante ficar de olho nos fornecedores, não só pelos valores, mas para que o casamento fique mais próximo do gosto dos noivos. Os produtos também devem obedecer a identidade visual definida anteriormente.

-> Planejamento de casamento – pelo menos 3 meses antes 

Chás

Os chás (de panela, de casa nova, chá bar, de lingerie…) são uma excelente oportunidade de anunciar a data do casamento e deixar os convidados cientes da data e do estilo da festa. O tipo de chá depende muito do estilo dos noivos e também vai depender se o casal já mora junto.  Normalmente acontece de 2 a 3 meses antes do casamento. É também a oportunidade de ganhar presentes mais simples para a casa.  Por ser um evento menor, não há a necessidade de envolver o cerimonialista. Normalmente os padrinhos ajudam a organizar a festa, mas também é possível pedir um auxílio para os melhores amigos ou parentes mais próximos.

Ah, vale lembrar que nunca se deve convidar pessoas para o seu chá que você não pretende convidar para o seu casamento.

planejamento de casamento

-> Planejamento de casamento – pelo menos 1 mês antes

Entrega dos convites

Chegou a tão esperada hora de entregar os convites! É uma etapa cansativa mas muito especial. O mais elegante é visitar e entregar o convite pessoalmente, com exceção dos que moram mais longe, aí é necessário enviar o convite pelo correio mesmo.

Se o seu tempo for contado, é possível fazer a entrega em eventos familiares e até combinar um happy hour para reunir os amigo e já aproveitar para fazer a entrega de vários convites ao mesmo tempo.

Casamento Civil

O casamento civil deve ser marcado pelo menos 30 dias antes da data desejada. Os noivos e as 2 testemunhas devem estar com os documentos em dia! É uma celebração curta e simples, sem a necessidade de muito planejamento. Pesquise ou peça indicação de juízes e cartórios, ou faça uma visita aos mais próximos, para saber qual o procedimento.

Alguns casais preferem realizar o casamento civil na véspera da cerimônia religiosa, mas não há regras, veja o que fica melhor para o casal. Uma boa dica é escolher uma data especial para o casal, como um aniversário de namoro, por exemplo.

A cerimônia civil também pode ser realizada no local da festa, neste caso esteja preparado para pagar bem mais.

planejamento de casamento

O plano B

Faça uma revisão de tudo o que já foi feito e também o que falta até a cerimônia. Nessas horas os noivos verão que o cerimonialista é realmente fundamental. Com a ajuda dele, os fornecedores poderão ser cobrados e até substituídos caso seja necessário. Esse é o momento de revisar o orçamento e avaliar se os luxos podem ser adicionados ou esquecidos e se vale a pena investir mais nos itens essenciais.

Relaxe 

Quanto mais próxima a data do casamento, mais problemas vão surgindo, isso é normal. Pessoas vão ligar de última hora para informar que não poderão mais ir ao casamento, muito outros que não confirmaram acabarão indo a festa… relaxe. Aceite que imprevistos acontecem e quem nada é perfeito.

O grande dia

Chegou o grande dia, procure estar bem descansada(o) e preocupe-se em estar linda(o). Aproveite o casamento ao máximo porque passa muito rápido. E… seja feliz!

 

Esperamos que tenham gostado dos posts de planejamento de casamento. Em breve muito mais conteúdo do mundo dos eventos, fique de olho 😉