Confira quais serviços não podem faltar na festa de formatura e o porquê de contratá-los!

festa de formatura

Todo mundo quer uma festa de formatura perfeita, não é mesmo? Afinal é a realização de um sonho para os pais e um alívio para os formandos, que tanto se dedicaram aos estudos. Uma boa festa possui um checklist mínimo que deve ser cumprido, e com a formatura não seria diferente! Se você é da comissão e está precisando de uma forcinha para organizar a festa, a gente te dá “essa mão”.

Serviços que não podem estar de fora da festa de formatura

Antes de tudo, vale lembrar que a comissão de formatura tem um papel muito importante antes de começar a gastar o dimdim com fornecedores, que é convencer os colegas a entrarem na “vaquinha” da festa e dividirem os custos com todos. Algumas turmas optam por se juntar com outro curso para as despesas saírem menores, no caso de pouca adesão da sala. Vale a pena pensar em tudo e fazer uma estimativa de custos antes de assumirem qualquer compromisso com as empresas.

Dica importante!

Antes de ir para os fornecedores, vocês precisarão ter um número de convidados fixo. Isso pode ser definido por pessoa, ex: 5 convidados por formando. Façam as contas e deixem uma sobra para arrecadarem dinheiro com os convites extras a serem vendidos. Feito isso, e os colegas devidamente de acordo, vamos para os itens indispensáveis.

1. Local da festa

O primeiro passo, após decidirem o número de convidados e formandos que aderiram à formatura, é procurar o local da festa e a empresa que irá ajudar vocês nesta jornada. É preciso ver:

Destaque os pontos positivos e negativos de cada espaço visitado.

  • instalações, pensar na parte elétrica – geradores;
  • quantidade de banheiros;
  • escadas;
  • acesso a cadeirantes;
  • espaço disponível para as atrações;
  • móveis;
  • saídas de emergência;
  • estrutura para buffet;
  • sistema de ar condicionado.

2. Convite e Papelaria

Os convites da festa são aguardados ansiosamente pelos pais e devem ser personalizados com a foto do formando, os dizeres da turma. Não dispensem esse importante item! Aqui inclui também as pulseiras para venda avulsa da festa, os cardápios de mesa dos convidados do jantar e as TAGs das lembrancinhas da saída.

Convite e papelaria da formatura

3. Buffet e bar

O serviço de gastronomia e bebida da festa é um dos itens primordiais e deve estar impecável. Procure bem os buffets que tenha interesse, façam a degustação e acompanhe festas em que este buffet estará presente para evitar surpresas.

Bar para a festa de formatura

Veja mais dicas em 7 dicas para escolher o cardápio do buffet de formatura

4. Decoração

Um dos itens mais caros e importantes é a decoração da festa. Invista em flores, luzes cenográficas, lounges e mesas e cadeiras para os familiares. Pensem na disposição das atrações, na mesa de lembrancinhas, de café e todos os itens. Arranjos altos e baixos intercalados são uma boa opção para dar luxo ao espaço.

5.  Sonorização e iluminação

Festa sem som não é festa, né? Então aposte em uma boa banda para animar a galera, em DJ e uma estrutura bacana de palco, com luzes, painéis de LED e a tecnologia que tiverem dinheiro para colocar. No final valerá muito a pena!

Banda e iluminação para a festa de formatura

6. Foto e Vídeo

Contratar uma boa empresa de foto e vídeo é importante, pois a maioria dos pais e familiares espera ansiosamente pelo álbum de formatura. Portanto, selecione empresas com bom histórico e procure preços que atenda a todos os formandos. Não adianta contratar uma empresa barata mas que cobra R$10.000,00 no álbum porque nenhum formando irá comprar! Já veja os valores finais de todo o material e passe para a turma.

7. Segurança local

Toda festa precisa de segurança, ainda mais a de formatura que acaba tomando moldes de “balada”. É ideal que se tenha 1 segurança para cada 50 pessoas. Sendo assim, uma festa com 1000 convidados deve ter, no mínimo, 20 seguranças no local.

8. Limpeza

A limpeza do local é fundamental para um bom evento. Ninguém merece ir ao banheiro da festa e levar aquela surpresa quando chegar lá. Verifique se o local disponibiliza essa estrutura, se não contrate a parte e deixe funcionando a noite toda.

9. Estacionamento

Muitas festas de formatura são feitas em locais mais distantes dos centros urbanos e é importante ter estacionamento no local e também disponibilizar o serviço de valet para organizar os carros. Como a frota será alta, devido ao número de convidados, eles já sabem lidar e evitam filas na porta do local.

10. Lembrancinha

Uma festa incrível precisa ter cada detalhe pensado nos convidados, e as lembrancinhas são uma forma de surpreendê-los! Para os formandos, as opções são diversas, como chinelos personalizados, camisetas, porta-retrato da turma, entre outros. Para os familiares e convidados, águas de colocar no carro e uma mesa com doces, como brownie por exemplo, são suficiente!