A formatura no ensino superior é um dos momentos de maior alegria na vida de uma pessoa. É chegada a hora de comemorar após quatro, cinco ou seis anos de muito esforço. Mas, logicamente, existem os dois lados: o da comemoração e a do gasto. Se você está nessa etapa da vida, vendo a sua comissão de formatura ser formada e está se perguntando qual será o seu gasto esse artigo para você.

Saiba que com uma boa empresa de formatura, organização e gestão é possível gastar menos do que se imagina. Pesquisar muito é a melhor forma de encontrar a empresa ideal para você e sua turma. Confira nove dicas para verificar o quanto você gastará com esse momento festivo.

  1. Organize-se com antecedência.

A partir do momento que você está firme em um curso já comece a pensar na formatura. O ideal é que, no máximo, no segundo ano da faculdade a comissão já seja formada para que o gasto seja menor. Com isso todos diluem um gasto alto em mais meses, tem mais tempo para fazer rifas, festas e vendas a vim de arrecadar dinheiro.

  1. Pesquise bem as empresas de formatura, o que oferecem e quais são as condições.

A empresa fechará um pacote com tudo que a turma tem direito e vocês podem adicionar ou retirar benefícios de acordo com o orçamento em aberto.

  1. Gastos com salões de festa são os primeiros a serem pensados.

Isso, pois é preciso reservar com antecedência o local da colação e festa que, por vezes, são espaços diferentes. O local precisa ser bonito, acessível e que comporte a quantidade de convidados. Por vezes é preferível alugar um teatro para colação e um salão de festas para o baile. Em média cada um desses locais custa 10 mil reais, mas esse valor varia muito de acordo com a cidade e espaço cedido.

  1. Móveis e objetos de decoração também precisam entrar no orçamento.

Aqui estão inclusos os ambientes para foto, decorações, arranjos de mesa, flores e tudo mais que embeleza os espaços de festa. Em média é gasto 1000 reais por pessoa nesses itens.

  1. Iluminação, som e banda são super importantes em formaturas.

Por isso existe o gasto com o cachê da banda, equipe de iluminação (tanto para colação e baile) sonorização, etc. Aqui é possível alugar esses itens, mas a empresa que realiza a formatura fará esse trabalho. O custo médio é de 10 mil reais para esses itens.

  1. Fotos e filmagem: todos querem registrar esse momento de glória.

É preciso ter uma equipe de filmagem e de fotografia. Apesar de esse serviço estar incluso no pacote, as fotos e vídeos são comprados separadamente após a formatura. É possível comprar as fotos separadas a um custo médio de 10 reais cada. Outra opção feita é a compra do álbum que varia de 800 a 4000 reais, em média, de acordo com o material de confecção e tamanho das fotos.

  1. Outro gasto é com roupas.

Para os homens o aluguel ou compra de terno e gravata que normalmente mudam nos dias de comemoração (ao menos camisa e gravata). As mulheres normalmente adquirem um vestido para cada dia, além de gastos com cabelo e maquiagem. Aqui o gasto médio de 2 mil reais.

  1. Não se esqueça da alimentação!

Por vezes a empresa de formatura também oferece serviço de Buffet para festa ou colação. Em outros casos os formandos levam salgados e doces para os seus convidados. Em média, 500 reais são gastos por formando.

  1. A empresa que faz a formatura também cobrará o seu cachê pela organização.

O valor pode ser negociado, mas varia muito de acordo com o porte da festa, tempo gastos na organização e funcionários deslocados para realizá-la-. Em média são gastos de 20 a 30 mil nesse item.

Logicamente que esses valores irão te auxiliar a fazer uma previsão. Existem, também, gastos com convite, copos para festa, acessórios de festa, deslocamento, valores de calção (cobrado em caso de avarias em qualquer item ou equipamento presente na festa), bebidas e comidas.

Por isso, ao fazer a sua formatura, se prepare com antecedência para não comprometer o seu orçamento na hora que a festa estiver próxima. Por outro lado com certeza vale a pena o esforço e gasto. Trata-se de um momento único e que passa muito rápido. Por isso é preciso aproveitá-lo ao máximo junto da sua família e amigos.

Com programação, organização e tranquilidade tem como fazer a festa dos sonhos para todos os formandos. Não se esqueça que a empresa de formatura está preparada para fazer com que tudo funcione bem e que nenhum dos formandos se incomode nos dias de festa. Basta, portanto, encontrar uma empresa confiável e que te ajudará a escolher cada detalhe para o grande dia.