Toda debutante quer uma linda festa de 15 anos, mas um dos itens primordiais é a decoração. Saiba o que não pode faltar!

decoração de festa de debutante

As meninas em geral sonham com o dia de sua festa de 15 anos, afinal é uma passagem importante e bonita que irá marcar a vida delas para sempre. Existem diversas coisas a fazer e decidir, e a decoração é uma das principais. Não é tarefa coisa fácil e nem barata, sendo que uma festa exige cuidado, bom gosto e itens especiais que não podem faltar e que você deverá contratar para a ocasião. E para ter sucesso no evento, ele não dependerá do tamanho, mas sim da criatividade e itens contratados para agregar ainda mais na festa.

Veja também

Tudo o que você precisa saber | Roteiro para realizar a festa de 15 anos

Viagem ou festa, dicas para escolher o melhor jeito de comemorar os seus 15 anos

30 ideias de músicas para entrada de debutante

Separamos o que é necessário na decoração para festa de 15 anos para te ajudar a montar o evento perfeito.

1. Projeto, Móveis e flores

Toda decoração de festa de 15 anos começa com um projeto, independente do tamanho do espaço e da festa, pois é no projeto que se coloca a disposição de cada item para deixar o salão da melhor forma possível, sem apertar muito um serviço ou outro e dando a visão de festa bem montada e estruturada. Por isso, ao contratar uma empresa de decoração, a debutante deve fazer uma reunião de briefing com o decorador, passar tudo que imaginou, o tamanho e planta do espaço para que o desenho da festa dela se inicie.

Após o projeto, há a decisão dos móveis, estilos, tipos de flores e cores. Essa será a parte mais gostosa, mas também é a mais cara. A ideia é a seguinte: quanto mais flores e itens, mais cara a decoração. Portanto, separe um bom investimento, já que é algo essencial na festa.

2. Iluminação cenográfica

Um item fundamental da decoração da festa de 15 anos é a iluminação cenográfica, pois como as festas são noturnas, os arranjos de flores e detalhes só serão vistos se estiverem iluminados. Portanto, abuse dos pontos de luz para destacar  seu evento, porque se não ele poderá ficar apagado e de nada vai adiantar o investimento em flores, lounges e demais itens.

3. Recepção dos convidados

É de praxe que a debutante e os pais recebam seus convidados para a festa de 15 anos. Um local bonito, bem decorado e agradável deve ser feito com esse intuito. Geralmente isso ocorre no hall de entrada do espaço de eventos e tem uma decoração preparada para já causar impacto nos que chegam, mostrando o tema da festa e que eles podem esperar um evento encantador. Invista em flores e arranjos neste local. Converse com a empresa de decoração para fazer um projeto estruturado e que encha os olhos dos convidados ao entrarem.

4. Mesa de bolo e doces

Uma das sensações da festa de 15 anos é a mesa de bolo e doces. É lá que você deve caprichar com um belo painel, flores, arranjos altos e baixos, velas e as forminhas de doces, que também dão o efeito “UAU” que você quer causar. Aposte nelas para complementar!

A mescla de arranjos altos e baixos, além da escolha dos vasos e sousplat de doces, é fundamental para criar o efeito esperado na mesa. Não faça a mesa em um espaço muito pequeno ou escolha um móvel reduzido, pois se isso acontecer ela pode causar má impressão ao invés de encher os olhos, pois quando os convidados “atacarem” os doces ela ficará vazia e sem graça. E tenha em mente: sim, os convidados irão pegar mais de 2 ou 3 doces para comer e levar, então pode contratar uma boa quantidade sem medo de sobrar.

5. Lounges

Um dos itens que tem se tornado de regra nas festas de 15 anos são os lounges. Isso porque os jovens não querem ficar sentados nas mesas jantando, eles gostam de se movimentar no salão, encontrar os amigos e conhecer gente nova. Por isso esse tipo de evento é bem rotativo. Os lounges são uma forma de acomodá-los confortavelmente caso se cansem e queiram conversar sentados, mas sem o compromisso de ficar em uma mesa de jantar.

Coloque velas e puffs nos lounges para dar um clima acolhedor. Se quiser personalizar a festa, você poderá fazer almofadas com as iniciais da debutante para colocar nos espaços e deixar a decoração ainda mais incrível.

6. Pista de dança

Chegamos ao local que a maioria dos jovens passará o evento, que é a pista de dança. Afinal, uma festa de 15 anos é para dançar, se divertir e precisa ter uma pista cheia. Isso será um sinal de sucesso do seu dia. Existem vários tipos e estilos de pista de dança, que vão desde as adesivadas com logo e iniciais, até as de LED, em que se monta uma plataforma colorida. Tudo depende da sua intenção e do quanto quer gastar com esse item.  A iluminação cenográfica e da atração musical irão complementar a decoração deste item.

7. Passagem de entrada da debutante

A entrada da debutante para a valsa é um momento emocionante e marcante, que precisa de ênfase em todos os sentidos e nem precisamos falar que a decoração é um deles, não é mesmo? Se ela for entrar por uma escada ou rampa, abuse das flores, velas e luzes para dar o destaque. Se for o corredor do salão, você poderá fazer uma porta estilizada de entrada para se fechar e abrir quando ela passar. Um espelho d’água ou muro inglês ficará perfeito para a ocasião.

8. Arranjos de mesa dos convidados

Não podemos nos esquecer do salão e das mesas dos convidados, afinal a família da debutante irá preferir ficar nestes lugares e eles devem estar preparados com a temática da festa. Intercalar arranjos altos e baixos é uma boa pedida, pois dá ideia de espaço no salão. Usar velas, toalhas de mesa finas e delicadas, sousplat e porta-guardanapos irão elevar a beleza do local e mostrar dedicação na decoração da festa. A papelaria também complementa este item com os cardápios de mesa.

9. Painel ou espaço para tirar fotos

Os jovens adoram tirar fotos, isso é um fato. Quanto mais espaços pensados e preparados para isso, melhor. Você pode dedicar um painel bem decorado e bonito para isso, contendo flores e folhagens ou até mesmo um mosaico de fotos da debutante. Ou, se preferir, pode investir em uma cabine fotográfica que levará acessórios e já vem com o cenário perfeito para a garotada se divertir. Ela irá se tornar mais uma atração da festa e também entra como item decorativo.

10. Mesa de finalização e lembrancinhas

Na saída do evento ainda não quer dizer que ele acabou. Você deve se preocupar com a finalização, em que pode ser montada uma mesa de café, tortas e chás, juntamente com as lembrancinhas da festa. Isso será um mimo a mais para os convidados, que com certeza irão soltar elogios com a preocupação dos anfitriões.

11. Outros itens que ajudam na decoração

Alguns itens da festa acabam colaborando com a decoração do evento e devem ser pensados no projeto para que não se distancie da temática do evento. Portanto, ao contratar qualquer serviço, converse com a empresa de decoração para que inclua no projeto e dê as dicas de cores para dar um efeito harmônico em todo o salão.

Bar

Se for colocar bar de drinks com e sem álcool, use luzes e itens de decoração que tenham na temática da festa. Ele será uma atração à parte.

Palco

Seja com banda ou DJ, um palco bem montado dá uma sensação de amplitude e chama mais as pessoas para a pista. Portanto, capriche na montagem e luzes para fazer a balada.

Acessórios de pista para a balada

Os acessórios de pista podem compor a decoração noturna, como bastões de LED e com certeza darão um belo efeito na pista. Abuse dos acessórios com cores e luzes.