Os baixinhos são cheios de opinião e as ideias são muitas! Veja como escolher o tema de festa infantil para seu filho!

festa de criança

Veja como fazer uma linda festa para divertir a criançada.

O tema de festa infantil é uma escolha super importante, já que irá mandar em todo o resto do evento, como decoração, convite, alimentação, mesa de doces, traje e tudo mais. Mas afinal, como escolher o tema perfeito? Sigo o que está na moda? Custa caro fazer uma decoração temática? Calma! Nós vamos te ajudar com essa tarefa! Conversamos com a especialista Carol Marcan – CEO do Workshop de Festas Infantis – que explica cada detalhe.

A escolha do tema de festa infantil

1. Ouça seu filho

Se você acha que eles não irão dar opinião ou ainda não sabem escolher, está muito enganada! Segundo Carol Marcan, ouvir o seu filho é o primeiro passo para começar a pensar no tema. “O ideal é se levar em consideração o gosto da criança, caso ela já expresse alguma preferência. Legal é quando a criança entra no salão e os seus olhinhos brilham, porque vê no seu dia uma homenagem com o personagem, desenho, história que ela mais se identifica.”

criança escolhendo o tema da festa infantil

O tema tem que levar em conta o gosto da criança.

2. Temas da moda

Há sempre uma tendência de temas de desenhos e super-heróis que estão em alta. Mas os clássicos e os originais também têm sua força. “Os temas não comerciais vieram para atender o clamor por exclusividade. Chuva de amor, Unicórnio, João e o Pé de Feijão, Pinguins, Elefantinhos, Flamingos… são temas não comerciais que se juntam aos clássicos indispensáveis, como Circo, Fazendinha, Safári e que com certeza serão vistos em demasia em 2017. Dos temas comerciais, temos uma aposta muito grande na Moana e na Bela e a Fera para as meninas; Pokémon e Star Wars para meninos.”, explica Carol.

tema da moda para festa infantil

A Disney sempre está em alta!

3. O que não pode faltar

Definindo um tema para a festa infantil, alguns itens são primordiais e devem ser respeitados na decoração, como explica a especialista. “Primeiramente, a gente precisa entender que quando a decoração é temática ela deve contar uma história, ter um enredo. Dessa forma, fica fácil saber o que colocar e o que não colocar na decoração. Branca de Neve tem que ter maçã, os 7 anões – e não só 3 ou 4; a Cinderela tem que ter sapatinho de cristal e abóbora; Futebol não pode ficar sem bola, gramado e etc.”

decoração para festa infantil

Não fuja dos itens do tema!

4. Não invente o que não existe no tema

Se tem uma coisa que estraga a decoração da festa é fugir do tema ou tentar adaptá-lo ao que ele não tem. Afinal, se você escolheu uma temática precisa ter os itens corretos dela. “Não dá para fugir da história. Não existe Arca de Noé com apenas um bichinho de cada espécie, coroa no Pequeno Príncipe, Arranjos florais com rosas em temas brutos como Hulk ou no Fundo do Mar, por exemplo, entre tantos outros equívocos que vemos nas decorações.”, explica Carol.

5. A personalização pode e deve existir

Escolher o tema não significa que você não pode dar a carinho do seu filho na festa. A personalização é ideal e pode ser feita de várias formas. Uma delas é com as fotos dele e da família, como completa a especialista. “Uma coisa que eu amo e sempre traz afeto e personalização à decoração é um porta-retratos com uma foto do aniversariante. O estilo do objeto pode fazer alusão ao tema.”

6. Mesa de doces entra sim na decoração da festa

Uma atração tanto para as crianças quanto para os adultos é a mesa de doces. Existem doces modelados, personalizados e que acabam compondo a decoração da festa. Para Carol, esse é um bom investimento a ser feito no evento. “Algumas decorações são compostas apenas por doces modelados e itens de papelaria personalizada. Eu sempre oriento que é melhor investir em algo que vai agregar beleza, valor e exclusividade à decoração do que algo passageiro. O valor gasto com o aluguel ou confecção de bonecos, por exemplo, pode ser investido em doces personalizados e mimos de papelaria, que além de comporem a decoração com suas temáticas, serão levados pelos convidados ao final da festa como lembrança.”

mesa de doces para festa infantil

A mesa de doces não pode faltar em uma festa infantil.

7. Itens que não podem faltar na decoração

Alguns itens de decoração deixarão sua festa ainda mais chamativa e perfeita e, portanto, não pode faltar. São eles: painel, balões, arranjos de flores, doces, lembrancinhas personalizadas, mobília, itens de papelaria para a mesa de doces e mesa dos convidados.

8. Aonde fazer a festa

A escolha de fazer a festa em um buffet ou em casa poderá impactar no tema sim. Quanto mais itens, e maiores forem, mais difícil fica a locomoção e instalação. Por isso, não se esqueça de colocar na balança tudo antes da decisão final. “ Temos que verificar tudo em uma visita técnica antes de orçar e decidir o que será usado. A altura do local, por exemplo, deve ser medida para ver se comporta painéis, forrações de parede, esculturas e etc. O acesso ao salão deve ser visto para ter certeza que a mobília, esculturas e demais itens de cenografia conseguem chegar ao local da decoração. A iluminação do local também é fundamental, pois caso não haja precisaremos providenciar iluminação cenográfica na medida necessária. Se for um local que tenha incidência forte do sol, em uma festa ao ar livre e de dia, por exemplo, temos que evitar usar chocolates e produtos que pereçam com o calor, como cupcakes cobertos de butter cream e etc, além de obrigatoriamente termos um plano B em caso de chuva.”, completa Carol.

festa infantil no jardim de casa

Festa em casa pode ser uma boa opção.