Se você é da comissão e está a procura do local para a festa de formatura ser perfeita, confira as dicas!

Montar uma festa de formatura não é nada fácil. Se você é da comissão de formatura, deverá aliar os desejos da sala com o orçamento disponível e encontrar os melhores fornecedores para que o evento aconteça. Tarefa difícil, hein? Mas com algumas dicas ela pode se tornar mais fácil. Sem local para a festa de formatura não há evento, não é mesmo? E por isso este é um dos principais itens a decidir e a fechar. Mas será também um dos que te dará mais trabalho e demandará tempo. Para ajudar você nesta busca, separamos algumas dicas e o passo-a-passo para essa seleção.

Veja também

7 dicas para escolher o cardápio do buffet de formatura

Como escolher o local para formatura perfeito

1. Encontre uma empresa especializada em festa de formatura para te auxiliar

Existem diversas empresas que trabalham com esse tipo de evento e que darão todo o suporte necessário para a comissão de formatura escolher os melhores serviços e fornecedores, pois fazer isso sozinho é uma missão quase impossível. Para selecionar a melhor empresa para atendê-los leve em conta:

  • Indicação de amigos que já fizeram festa com a empresa;
  • Pontos positivos destacados por que já conhece a empresa;
  • Pontos negativos dos serviços prestados;
  • Orçamento – faça no mínimo 3 orçamentos com empresas diferentes;
  • Visite as empresas que te interessam pessoalmente e fale de todas as exigências da turma;
  • Um bom atendimento é tudo! Leve em conta como foram recebidos nas empresas.

Contratar uma empresa especializada em festas de formatura é a melhor opção.

2. Visite o máximo de espaços que puder

Após escolher a empresa que irá auxiliá-los na jornada, está na hora de encontrar o espaço ideal para a festa. Ouça as indicações da empresa, veja as fotos e selecione os espaços que mais agradam a vocês. Feito isso vá conhecer cada um já pensando em quantidade de convidados, sonho dos formandos e estrutura do evento.

Fernando Talon, Gerente de Operações e Projetos da empresa Ticomia Eventos, especialista em formaturas, explica que a escolhe do local para a festa de formatura depende de cada turma e do que esperam para o evento. “Não existe uma receita para fazer uma formatura. Nós, da Ticomia, atendemos uma necessidade, uma vontade, o desejo de cada turma, de cada cliente. Nosso papel é fazer uma conexão do espaço temático dentro do contexto de todo projeto, como um todo, de forma a criar uma empatia com os convidados e principalmente com o cliente. Assim como um evento, ao criar um espaço temático temos sempre que considerar a estrutura necessária para produzir o espaço, com o foco voltado ao contexto da diferenciação, na caracterização e decoração que vai deixar o espaço com o perfil de cada turma. Por isso, é sempre importante a comissão de formatura procurar uma empresa com expertise em eventos.”

Visite todos os espaços que querem fazer a festa de formatura.

Veja também

No fim das contas, quanto custa fazer uma formatura?

3. Selecione os espaços que mais gostaram

Após as visitas aos locais, separe aqueles que mais gostaram e leve para a turma também opinar. Afinal, a festa não é só da comissão e todos os detalhes devem ser divididos com seus amigos para que a realização do sonho seja completa. Apresentem os prós e contras de cada espaço, as fotos do local, as datas disponíveis e faça uma votação para que entrem em consenso.

Converse com os outros formandos e peça opinião antes de decidirem o local.

4. Procure o local com antecedência para ter data disponível

Lembre-se que os meses de dezembro a abril ficam lotados pelas agendas dos formandos. Afinal, são várias turmas e diversas faculdades. Quanto antes vocês procurarem e escolherem o local, melhor, pois terão mais opções de data. O ideal é que comecem a fechar tudo já quando estiverem no segundo ou terceiro ano de faculdade para que tenham tempo de pagar e datas para escolher.

5. Preste atenção na infraestrutura

Não adianta querer fazer uma baita festa de formatura, com mais de 1000 convidados, em um espaço o qual cabem 500. O local para a festa de formatura precisa ter o tamanho ideal para comportar todas as atrações e convidados, e tudo deve ser pensado e calculado. E claro, o fator surpresa para todos tornará seu evento ainda mais incrível, como explica Fernando. “Acreditamos que vários itens estruturais não podem faltar, como definição de número de convidados, acústica, segurança, serviços, dentre outros diversos itens estruturais. Mas, apenas esses itens não fazem um evento de sucesso, a entrega, a personalização e a animação fazem do seu evento memorável.”

Veja também

6 dicas para uma festa de formatura perfeita!

6. Pesquise outros eventos que ocorreram no local, os prós e contras

Mesmo que vocês se apaixonem pelo local, pesquise bem antes de fechar. Converse com a empresa de formatura que está atendendo vocês, veja as recomendações, quantas festas já fizeram no local, os problemas que tiveram lá. Se conhecer alguém que já se formou e fez a festa no local, converse com a pessoa e veja o ponto de vista dela. Além disso, os sites de reclamação, como Reclame Aqui e Procon são uma boa arma para pesquisa e evitar fraudes e enganações.

Destaque os pontos positivos e negativos de cada espaço visitado.

7. De olho nos valores

Prepare o bolso! Afinal, todo sonho tem um preço e se formar não é tão barato assim. “Quanto a valores, é difícil conseguirmos rotular. Afinal, uma formatura é a conclusão de uma etapa, e muitas vezes de um sonho. Quanto vale um sonho?”, completa Fernando.