Se você sonha com um lindo casamento no campo, não pode perder essas dicas!

O campo nunca foi um cenário tão procurado como agora. Seja pelo romantismo que ele traz ou pelo cenário estonteante, as noivas adoram realizar suas cerimônias e festas com a natureza dando aquela força. Mas para que tudo saia perfeito, do jeitinho que você imaginou, é necessário ter alguns cuidados e pensar em todos os serviços antes do evento. Conversamos com a assessoria de casamento Moças Casamenteiras, de São Paulo, que explicou direitinho cada cuidado necessário. Confira!

Veja também

30 ideias de lembrancinhas de casamento, de comestíveis a sustentáveis

6 Dicas de Etiqueta fundamentais para os convites de casamento

Dicas fundamentais para escolher o cardápio para casamento

Realizar um casamento no campo exige…

Serviços essenciais

Seja um local preparado para receber casamentos ou um sítio da família, tudo deve ser verificado antes da decisão da escolha do local. Há estruturas necessárias para o casamento que se não forem disponibilizadas pelo local deverão ser contratadas. ” Cobertura, gerador, piso (deck) e iluminação são fundamentais. Os casamentos realizados no campo geralmente estão relativamente distantes dos centros urbanos, e muitos ainda possuem certa dificuldade de acesso ao local. Deste modo, é imprescindível garantir toda a estrutura necessária para a organização do evento.”, explica Gabriela Lima, proprietária das Moças Casamenteiras.

Pensar na melhor época do ano

Sim, existe um período melhor e mais indicado para as noivas que escolheram o campo como cenário perfeito para o casamento. “A melhor época é a primavera. Nos meses de setembro, outubro e novembro as temperaturas são mais amenas e a probabilidade de chuva é menor.”, recomenda Gabriela.

Cuidados com os convidados

Um casamento fora do tradicional sempre pede mais cuidados com os convidados. Afinal, geralmente o deslocamento é grande e quando chegam no local não sabem muito bem o que encontrar. Por isso, preparar cada detalhe pensando no conforto de seus amigos e familiares é sinal de carinho e uma necessidade.

“Pensar no conforto dos convidados é fundamental. Para isso, é importante que o local tenha cobertura por todos os locais onde os convidados transitarão. Pisos e decks de madeira também são fundamentais para as convidadas que estarão de salto. Caso seja possível, disponibilize guarda-chuvas e protetores de salto, pois ajudam bastante. Se o casamento for realizado no verão, você deverá colocar repelentes e leques, que ajudam a manter os convidados fresquinhos. No inverno, pashminas e aquecedores deixarão todos bastante confortáveis e quentinhos. E independente da época do ano, um mesa de águas aromatizadas é fundamental para manter as pessoas hidratadas.”, completa a assessora.

Cuidados com o tempo

O campo é um local aberto, e portanto sofre com as interferências do tempo, seja pro frio, com as chuvas, ou para o calor, com o sol escaldante. Como lidar? A assessora explica. “A contratação da cobertura é o primeiro item essencial para casamentos no campo ou na praia. Entretanto, nem todos os casais dispõem de recursos para contratá-la, já que é um recurso caro. Em casamentos não se trabalha com o inesperado, mas sim com probabilidades. Isso é o que garante o sucesso do evento. Deste modo, é importante que a assessoria e a decoração, juntamente com os noivos, definam um plano B; pode ser um espaço anexo, a área onde será montada a pista de dança, enfim, um local que consiga comportar os convidados e acomodá-los com conforto e segurança.”

Estilo específico

Geralmente as noivas que procuram pelo casamento no campo seguem uma linha específica e se inspiram em alguns itens. “As noivas que se casam no campo fazem um estilo mais romântico, boho chic. Gostam de vestidos de renda sem volume, flores naturais no cabelo e maquiagem clean. Para a decoração, muitas flores em tons pastel, toalhas de renda ou cambraia, tecidos florais e objetos decorativos como candelabros, peças de porcelana e vasos de cores e tamanhos variados.”, explica Gabriela.

Festa e cerimônia no mesmo local

Não adianta querer casar no campo e fazer uma cerimônia na igreja, há 30km do local da festa! Você deverá pensar em tudo, e principalmente no deslocamento dos convidados. “Quando o casamento é realizado no campo, geralmente a festa e a cerimônia acontecem no mesmo local por uma questão de praticidade e pelo fato de que quando os noivos escolhem se casar no campo é pela possibilidade de poderem realizar a cerimônia em um local aberto, durante um dia ensolarado ou ao entardecer.”, completa Gabriela.

Leveza nos trajes

Dá para casar no campo com um vestido princesa? Até dá, mas não é o mais indicado. Segundo a assessoria Moças Casamenteiras, a leveza deve predominar neste estilo de casamento. “Casamentos no campo pedem vestidos leves, românticos e delicados, sem muito volume e nem brilho em excesso. As noivas podem abusar dos decotes (inclusive nas costas), transparências, tecidos fluidos como renda, tule, mousseline e aplicações. Assim elas podem se locomover com tranquilidade e aproveitar a festa sem dificuldades.”

Escolha do local perfeito

E como encontrar esse local dos sonhos? Muita busca, visita técnica, indicação e algumas outras dicas fundamentais que você deverá levar em conta antes de fechar o negócio. “O mais importante na escolha do local, além da combinação com a personalidade dos noivos, é a infraestrutura do espaço. É imprescindível que o mesmo seja de fácil acesso, bem iluminado, já possua ou permita a instalação de cobertura e piso, gerador de energia, cozinha industrial e estacionamento. Esses são os requisitos mínimos para a realização de um bom evento.”, finaliza Gabriela.