O principal item de uma festa é o espaço, afinal, sem ele nada acontece. Veja as dicas para escolher o local ideal para a sua festa de 15 anos!

festa de 15 anos

Se a menina está virando mocinha isso é um sinal de que a festa de 15 anos se aproxima! A tradição vem de longe e é mantida por muitas famílias. E é de se entender, afinal essa será uma das festas mais lindas e marcantes na vida de uma menina. Muitas sonham com o baile, o vestido, a maquiagem e tudo mais. Mas para tudo isso acontecer, é preciso escolher o local ideal para a festa e essa pode não ser uma tarefa tão fácil. Mas com as nossas dicas temos certeza que a missão fica mais simples!

Veja também

Assessora de eventos para a festa de 15 anos, contratar ou não?

Tudo o que você precisa saber para escolher o convite de debutante

Itens essenciais para a sua decoração da festa de 15 anos

Espaço perfeito para a festa de 15 anos

Para escolher qualquer item da festa de 15 anos precisamos entender o que é esse evento, de onde surgiu a tradição, o que se comemora, enfim, todos os detalhes.

1. O que é uma festa de 15 anos

A festa de 15 anos, ou festa de debutante é a celebração que os pais fazem para marcar a chegada de sua filha ao 15º aniversário. Geralmente são festas grandiosas e luxuosas, lembrando os grandes bailes medievais, com dança de valsa e vários ritos necessários, como:

  • Recepção dos convidados pelos pais e a debutante;
  • Entrada do cortejo e 15 casais – que representam os 15 anos da aniversariante;
  • Entrada da aniversariante;
  • Recepção da aniversariante pelo pai ou príncipe;
  • Entrega da joia, passagem do sapato ou passagem da boneca;
  • Homenagem à debutante;
  • Retrospectiva da debutante;
  • Corte do bolo;
  • Dança das valsas;
  • Início do baile.

Veja como fazer todos esses protocolos em Tudo o que você precisa saber | Roteiro para realizar a festa de 15 anos

2. Como surgiu a tradição

A tradição de se comemorar a festa de 15 anos é antiga e foi se transformando com o tempo até chegar à festa que conhecemos hoje em dia. O baile é um ritual de passagem da fase infantil para a adulta e era usada pelas famílias para apresentar as jovens à sociedade e dizer que estavam aptas à namorar e posteriormente se casar. Na tradição, a debutante usa um vestido simples e mais infantil até a meia noite, e depois coloca um suntuoso vestido de baile, representando essa passagem. Dicas Wikipedia.

3. Porque comemorar

A tradição das festas de 15 anos se mantém, mas com algumas novidades! A comemoração é necessária para que a garota reúna seus amigos e familiares e confraternize com eles. Além dos pais terem esse momento de realização do sonho da filha dando um baile a ela. Nas festas atuais os rituais têm diminuído consideravelmente deixando mais tempo para a festa, que acaba se tornando uma balada de adolescentes, muitas delas com shows e grandes atrações.

4. Estilos de festa de 15 anos

Assim como no casamento, na festa de debutante existem vários estilos a se escolher, e isso é decidido de acordo com a personalidade da aniversariante. Dividimos entre alguns dos estilos mais comuns para ver se você se encaixa:

Tradicional

A debutante com estilo tradicional sonha com uma festa com todos os rigores e pompas que manda o figurino. Ao estilo palaciana, o baile e o vestido a encantam desde pequena. É a chance de se tornar a princesa de conto de fadas.

Geralmente esse estilo de debutante irá optar pela festa em um salão, de preferência com escadarias ou algo para a entrada triunfal da valsa. Na decoração, muitas flores, arranjos altos, prataria e cristais irão compor o cenário. Nos vestidos, tudo como manda o figurino, e claro, um bem princesa para o baile.

Moderna

As debutantes mais modernas querem a festa de 15 anos mas com a carinha delas. Nada muito tradicional e convencional, e sim com pitadas de personalidade, como uma dança diferente, um baile mais agitado e até os protocolos tradicionais podem ser dispensados.

Neste estilo, geralmente as debutantes optam por baladas, salões mais modernos ou até outros espaços que podem ser adaptados para a festa. Na decoração nada de muito menininha, e mais cara de mulher. E os vestidos, é claro, com o olho na moda nacional e internacional.

Do campo

Muitas debutantes têm optado por fazerem a festa no campo. Elas também puxam mais o estilo tradicional e romântica, e encontram nesse cenário o local perfeito para a festa de 15 anos que sempre sonharam.

O espaço pode ser um sítio, chácara, fazenda, o que importa é ter bastante verde e contato com  a natureza. A festa pode até ser de dia ou ao pôr do sol. A decoração é clássica, com muitas flores, velas, folhagens e tudo que ela tem direito. E os vestidos puxam para o tradicional, com todos os protocolos de festa.

5. A escolha do espaço ideal

Pensar no espaço ideal para a festa de 15 anos requer observar que a festa é para os jovens e tem que ter a cara da debutante, mas também para os adultos, como ressalta a Assessora de Eventos Nathalia Braga.”O espaço ideal para uma festa de 15 anos deve ser comporto por uma área para o mais velhos e outra para os jovens, pois algumas pessoas se incomodam com o barulho. Caso a festa seja estilo finger food, não esqueça de pensar que os adultos gostam de sentar. Sendo assim, disponibilize mesas e cadeiras para eles.”

6. O que verificar antes de contratar

Alguns itens são fundamentais e obrigatórios para a contratação de um espaço de eventos. Portanto, Nathalia ressalta que eles devem ser vistos até mesmo na primeira visita. “Todo evento deve ter um gerador que comporte a festa caso tenha queda de energia esse é um dos pontos mais importantes. Outro ponto que é importante é entrada para deficientes, que alguns lugares não possuem, dificultando assim o acesso dos mesmos. Se você quer economizar com mobiliário, sempre opte por espaços que já possuam e que não cobrem a mais pelo uso.”

7. Itens fundamentais para o espaço

Na hora do contrato, atenção! Alguns itens devem ser responsabilidade do espaço, como ressalta a Assessora. “O espaço deve disponibilizar serviço de limpeza de festa, toilletes, seguranças que estejam em um número ideal para a quantidade de convidados, o vallet – mesmo que seja pago pelo convidado deve ser cadastrado com seguro caso tenha algum acidente – e um produtor de eventos responsável pela casa durante a festa toda para ajudar e a equipe de assessoria e coordenar buffet e demais funcionários da casa.”

Decoração

Mesmo encontrando o espaço dos sonhos, você terá que montá-lo para ficar encantador. Portanto, a decoração é um item fundamental! E quanto maior o espaço, mais peças e arranjos você irá precisar, encarecendo o orçamento. Portanto, procure espaços que comportem seus convidados. Nem muito maiores, nem muito menores. Assim a decoração irá caber no seu bolo e você poderá investir em algo elaborado encantando a todos os convidados.

Som e Iluminação

Uma boa festa precisa indiscutivelmente de uma música fantástica. E isso começa na verificação do espaço sim! É preciso verificar se já possui espaço de house para DJ, se for o caso. Ou se já tem um palco montado. Se não, qual a metragem disponível para montagem na pista. Tudo isso faz parte da montagem do cenário dos sonhos.

A iluminação cenográfica e do local também é fundamental. Liste todos os itens de iluminação que o espaço já dispõe e depois pense com o decorador o que será preciso contratar a mais. De que adianta um arranjo fenomenal se ele não estiver iluminado? Nada! Ele irá desaparecer. Verifique tudo isso antes de fechar o contrato.

Pista de dança

O tamanho para a pista de dança também é super importante, pois os adolescentes adoram dançar!! Com certeza será o local mais procurado na festa. Portanto, verifique no local o espaço deixado para a pista, a metragem e como ela funcionará.

8. Buffet do espaço ou de fora, como funciona

O buffet é outro quesito a ser levantando no dia da escolha do espaço de eventos, pois muitos locais já dispõem de sua própria culinária, outros não. Portanto, vocês deverão escolher se ficam com o buffet da casa – caso tenham, ou não, e como isso irá funcionar. “Muitos espaços já possuem o próprio buffet e devemos lembrar que os funcionários já estão acostumados a trabalhar naquela casa. Quando contrata-se buffet de fora, você deverá saber e questionar a quantidade de garçons e realizar uma visita técnica para o coordenador conhecer a cozinha e seus utensílios. Assim evitaremos transtornos durante o evento. O buffet próprio acaba sendo um custo benefício melhor, pois você fechará tudo com um único fornecedor, o que acaba com um valor final melhor negociado. Algumas casas que têm buffet próprio já aceitam buffet’s de fora, desde que seja cadastrado e que seja aprovado pelos proprietários. Verifique tudo isso antes de assinar o contrato para evitar problemas jurídicos posteriores.”, completa Nathalia Braga.

9. Personalização da festa

A palavra do momento é personalização! Toda menina, ainda mais na fase de debutante, quer uma festa única, especial e com a carinha dela. Neste quesito, o espaço escolhido pode até não ser um local tradicional em eventos, mas que tenha a ver com a proposta da festa de 15 anos.

Para você que busca algo totalmente inovador e inusitado para surpreender seus convidados, invista em:

  • Local diferenciado;
  • Gastronomia inusitada – ilhas gastronômicas, garçons diferenciados;
  • Convites e Papelaria personalizados;
  • Atrações diferenciadas para a festa – dançarinos, acrobatas, etc;
  • Vestido e entrada diferenciados.