Se você fará a festa do seu filho em casa ou no parque e precisa contratar brinquedos para festa infantil, não perca essas dicas! 

Uma simples festinha pode se tornar um pesadelo em sua vida, sabia? Ao contratar brinquedos para uma festa de criança os cuidados necessários devem ser redobrados a fim de evitar dores de cabeça e você chegar ao final do evento com aquela sensação de dever cumprido vendo o sorriso no rosto do seu filho. E para isso, nada melhor do que especialistas no assunto dizendo o que pode ou não ser feito. E o principal, como deve ser feito!

Veja também

Brinquedos que não podem faltar na festa infantil do seu filho

Dicas preciosas para escolher o tema de festa infantil

Tire suas dúvidas para fazer a festa infantil em casa ou no buffet

Cuidados para contratar brinquedos para festa infantil

1. Especificações necessárias do local

Ao contratar um brinquedo para a festa de criança é necessário levantar uma série de informações. Melissa Matos, proprietária da empresa Baby Eventos, de São Paulo, explica o que as empresas pedem aos pais antes de indicar os brinquedos. “O primeiro passo é verificar um local adequado de acordo com o tamanho. Ao contratar os brinquedos a pessoa deve informar as medidas que tem disponível para a colocação dos mesmos, assim como nos dizer se vai ficar em um local coberto ou descoberto. Se for descoberto, por exemplo, não há como montar os brinquedos em dias de chuva. É preciso, também, verificar a faixa etária das crianças e pedir à empresa uma orientação em relação ao brinquedo para ver se ele é adequado para a idade da criançada da festa.”

Resumindo…

  • Tamanho do lugar;
  • Local fechado ou aberto (de preferência que seja fechado);
  • Faixa etária das crianças.

2. Responsabilidades do contratante e do contratado

Tudo é maravilhoso até que um incidente aconteça. Isso pode ser a quebra do brinquedo, a falta da empresa contratada no dia do evento e até mesmo ter que improvisar algo na hora. Enfim, existe uma infinidade de coisas para se preocupar ao contratar o serviço. Melissa destaca alguns cuidados antes de fechar o contrato. “O primeiro passo é encontrar uma empresa responsável, que forneça um contrato de locação. Depois, verifique os trabalhos já realizados através do site e rede social. Peça todas as informações relevantes à locação, tais como: se os brinquedos é elétrico (pois nesse caso você vai precisar de energia no local); se a voltagem é 110V ou 220V; se os monitores contratados são em quantidade suficiente para cuidar de todas as crianças; se o local é adequado para instalação do material (já tivemos a experiência de em chegar no condômino, o piso ser de porcelanato e o zelador não querer deixar montar a cama elástica. Neste caso, a cliente teve que colocar um tapete de última hora, causando transtorno). Ressaltamos tudo isso para que seja programado com antecedência e o trabalho da empresa seja entregue perfeitamente.”

Responsabilidades dos pais

  • Fornecer todas as informações do local com antecedência à contratação;
  • Firmar um contrato com a empresa;
  • Verificar o tempo de serviço e condições necessárias para que seja entregue o brinquedo;
  • Verificar a faixa etária das crianças antes de contratar o brinquedo, para que elas possam usá-lo.

Responsabilidade da empresa

  • Fazer toda a montagem do brinquedo no espaço dito pelo contratante;
  • Fornecer monitores responsáveis pelas crianças no brinquedo;
  • Entregar o espaço intacto, da mesma forma que receberam;
  • Levar todos os materiais necessários para a montagem, tais como cabos elétricos.

3. Monitores responsáveis

Alguns brinquedos possuem monitores opcionais, mas é sempre bom prevenir, não é mesmo? A empresa Baby Eventos ressalta essa indicação. “Criança é criança… principalmente em dias de festas, momento em que elas ficam muito ansiosas e, se deixarmos, todas querem ir juntas no brinquedo. Isso pode causar desentendimentos e até acidentes. Embora alguns brinquedos tenha o monitor como opcional, sempre recomendamos a contratação pois são eles que controlam a quantidade de crianças por vez no brinquedo, separam por faixa etária, explicam para os amiguinhos o que não pode ser feito, e assim todos brincam felizes e em segurança.”, explica Melissa.

4. Brinquedos indicados

Alguns brinquedos nunca saem de moda e com certeza farão a alegria da criançada! “O preferido das crianças, e que não pode faltar em uma festa, é a cama elástica. Além de muito divertida, temos opções de vários tamanhos e para todas as faixas etárias, inclusive para adultos. E sim, eles brincam bastante…rsrs. Outra opção muito legal é o tobogã inflável. Para os pequenos, até 5 anos, os pais costumam pegar o tamanho mini. Para os maiores, os de tamanho grande.”, completa Melissa.

Brinquedo Baby Eventos

Brinquedo Baby Eventos

Brinquedo Baby Eventos

5. Quantos brinquedos contratar

Uma festa sem diversão não é uma festa, certo? E os brinquedos têm um grande papel nisso! A Baby Eventos indica a quantidade de brinquedos por criança para que seu evento seja um sucesso! “Recomendamos local a partir de 2 brinquedos, pois assim as crianças terão mais de uma opção para brincar e poderão revesar entre elas. Quando há mais de 20 crianças recomendamos no mínimo 3 brinquedos. A média de valores para contratação de 2 brinquedos é R$300,00 com 1 monitor.”, finaliza Melissa.