Saiba quais tipos de pratos do buffet de casamento combinam com cada estação, estilo de festa e fazem harmonia com as sobremesas!

Um casamento perfeito precisa encantar aos noivos e aos convidados em todos os sentidos. E um dos mais aguardados é a parte do buffet. Isso porque, querendo admitir ou não, a grande maioria vai para as festas já esperando o que tem de bom para comer. E um buffet de casamento surpreendente irá contar muitos pontos com todos! E não é só a parte salgada que conta, viu? A harmonia com as sobremesas, mesa de doces e o bolo é fundamental!

Descubra como fazer tudo isso com o buffet de casamento e o que combina com cada alimento.

Ordem dos salgados

Nós já apresentamos a maneira de escolher o cardápio para casamento com as dicas de especialistas. É fundamental escolher o serviço e menu salgado para finalizar com os doces. Desta forma, se você for tradicional e selecionar serviço completo, deverá servir:

  • Canapés: entradinhas frias;
  • Menu Degustação: finger food com saladas, pratos quentes;
  • Jantar: rechô com jantar (2 proteínas, 1 massa, arroz, saladas);
  • Sobremesas: pode ser o bolo do casamento ou outro tipo de doce que prefira servir.

Estações

As estações do ano também influenciam bastante na escolha do cardápio, e consequentemente da sobremesa.

Primavera/Verão

Em estações mais quentes, as comidas devem ser mais leves. Peixe, frangos, saladas, frutas e comidas frescas são sempre bem-vindas. Ninguém come demais no verão e a sensação de se sentir empanzinado não é legal. Portanto, aposte em um menu saudável.

Para as sobremesas, doces com frutas e doces de coco trazem essa leveza necessária. Não coloque doces com muita açúcar e nem prefira os com muito chocolate.

Outono/Inverno

Nas estações mais frias do ano as comidas com “sustância” caem muito bem. Carnes vermelhas, massas, risotos. Na sobremesa, os chocolates e castanhas são os aliados para aquecer o estômago e ajudar os convidados a caírem na pista. Nada impede de usar as frutas também!

Combinação com bebidas

As bebidas também são parte importante do buffet de casamento e complementam até mesmo o sabor dos doces. Épocas de mais calor e casamentos na praia e no campo combinam com cerveja, caipirinhas, espumantes e bebidas mais leves. Já nas estações frias o whisky e o vinho complementam super bem o cardápio e abrem o sabor da sobremesa, no caso as com chocolate ficarão ainda melhores!

Mesa de doces e bolo

E se você acha que a mesa de doces e bolo não faz parte do buffet do casamento e do menu da festa, está muito enganada! Tudo se completa e transforma sua festa em uma experiência gastronômica única, que marca os convidados. Portanto, os docinhos e o bolo devem seguir a mesma linha dada acima. Frutas e leveza para as ocasiões de praia e calor, e chocolates e castanhas para o frio.

Você pode optar por servir o bolo de casamento como sobremesa ou não. Caso opte, siga a linha dos doces. Bolo de frutas e massa branca deixam o menu mais leve. O chocolate, castanhas e outros podem deixar a sobremesa pesada, e portanto combinam com ocasiões de frio.

Gostou das dicas? Ainda tem dúvidas? Manda pra gente!