Se a festinha vai ser em casa, que tal contratar um buffet infantil que atende à domicílio? Saiba o que você ganha com esse tipo de serviço

Muitos pais preferem fazer a festa de seus filhos em casa ao invés de um espaço para eventos. Por vezes, essa opção pode ser mais barata e aconchegante para os convidados. E a opção de comida pode ficar por conta de um buffet infantil que atende à domicílio. Sim, existem diversos fornecedores que se especializaram nesse segmento e podem deixar sua festa ainda mais especial. Mas você deve estar se perguntando como funciona esse tipo de serviço, quanto custa. Conversamos com a empresa Gula Mania, de São Paulo, especialista neste serviço, para esclarecer todas as dúvidas.

Buffet infantil para festa à domicílio

Deslocamento e degustação

Antes de mais nada, é preciso conferir aonde o buffet que você quer contratar atende, pois se a festa for na sua fazenda ou fora da cidade pode ser que o deslocamento seja cobrado. Depois, e o mais importante, é realizar uma degustação. Mesmo que você já conheça o serviço e a comida, sempre que degustamos algo para nossa própria festa percebemos com mais atenção os sabores e isso ajudará na definição do cardápio.

Maria Hilda, do Gula Mania, explica como o buffet trabalha. “Levamos toda a festa no espaço (casa, sítio, salão) até um raio de 140 km de São Paulo. O buffet disponibiliza as comidas, o material necessário para o preparo da comida e o atendimento aos convidados. Fazemos a decoração da mesa principal em alguns cardápios e outros, como o Boteco, Comida Mineira, Comida Nordestina e Feijoada, disponibilizamos também toalhas xadrez para a mesa de convidados. Realizamos degustação em nosso escritório ou em eventos autorizados pelo contratante,  mediante agendamento prévio.”

Antecedência de contratação

Claro que a máxima “quanto antes, melhor” vale muito aqui. Mas é possível atender os atrasadinhos que decidiram na última hora fazer a festinha. “O ideal é contratar pelo menos uma semana antes do evento, embora para alguns cardápios conseguimos com 1 dia de antecedência ou até 6 horas antes do evento (depende do cardápio e local do evento). Alguns clientes contratam com mais antecedência para que possam ir realizando o pagamento.”, explica Maria.

Espaço e materiais para contratação

Se você acha que é necessário um amplo espaço, com muitos itens para que o buffet à domicílio consiga desempenhar suas funções, está muito enganado. “Cada evento é único. Nos organizamos de acordo com a estrutura oferecida pelo cliente. Só exigimos a pia e um local que nos possibilite higiene para o manuseio do material, principalmente para os alimentos. Em alguns casos trocamos o sorvete por causa da falta de freezer ou congelador (sobremesa de alguns de nossos cardápios). Em geral, é possível nos adequarmos ao local oferecido pelo cliente. Na maioria das vezes fazemos na cozinha da casa do cliente, sítio, salão de festas do prédio, escritório ou galpão.”, completa Maria.

Escolha do cardápio

O cardápio deve agradar aos adultos, mas principalmente às crianças. Deve ser levado em conta:

  • Idade das crianças;
  • Se existem restrições alimentares da família contratante;
  • Bebidas, salgados e doces;
  • Horário da festa;
  • Número de convidados;
  • Tempo de duração do evento.

Maria Hilda reforça a ideia dos cardápios adaptados por idade e que devem agradar ao paladar dos baixinhos! “A escolha do cliente varia com a idade da criança, mas indicamos as melhores opções de acordo com a festa. Por exemplo, o cardápio de churrasco, massa, crepe é mais indicado para as festa de 1 ano, pois a maioria dos convidados são os pais, e portanto adultos. Para crianças maiores, o pensamento principal deve ser para agradá-las, e para isso temos o cardápio gula kids, salgados, coquetel e também o festival do hambúrguer.”

Valores

Os valores variam de acordo com o cardápio e número de convidados, e alguns buffets exigem quantidade mínima de pessoas. No caso do Gula Mania o mínimo é de 40 convidados.

O que está incluso no serviço

Alguns buffets oferecem estrutura completa, com garçons, comidas e utensílios para servir (talheres, pratos, copos). Mas confirme tudo antes para não ter cobranças inesperadas depois de contratar. “Os serviços do Buffet Gula Mania são completos. Levamos a comida, o material necessário, a equipe e a sobremesa. Atualmente deixamos opcional as bebidas, bolos, doces e barman. O cliente pode preferir determinada doceria ou o bolo e doces de algum parente, nesse caso oferecemos o material e o serviço de garçom sem custos adicionais.”, completa Maria.