Você já ouviu falar no chá de revelação? A moda começou no exterior mas está cada vez mais comum no Brasil, onde já é possível encontrar vários artigos para a celebração em casas de festas.

Para quem ainda não sabe do que se trata o chá de revelação, vamos explicar. É uma festa que é feita para familiares e amigos para revelar se o bebê que a grávida espera, é do sexo feminino ou masculino. Muitas vezes nem os pais sabem, só alguém fica responsável por ver o sexo e revelar no meio da festa, o que geralmente ocorre na hora de cortar o bolo que é metade azul metade rosa, assim como o resto da decoração, revelando o recheio que se for azul é menino e se for rosa é uma menina!

chá de revelação

A festa pode vir antes do tradicional chá de bebê, também chamado de chá de fraldas, ou pode substituí-lo. Fazer uma ou duas festas vai depender das condições financeiras dos futuros pais e do nível de ansiedade, já que nem todos conseguem conter a informação por tanto tempo.

A decoração

A decoração da festa do chá de revelação normalmente é de um lado toda azul e do outro toda rosa. Isso envolve copinhos, docinhos e todos os enfeites em geral.  Ou também com as cores rosa e azul misturadas.

As comidinhas da festa ajudam muito na decoração. Use pratinhos nas cores rosa e azul pedestais e torres para docinhos e cupcakes…

chá de revelação

chá de revelação

A revelação

O chá de revelação é bem divertido e esperado por todos. A revelação pode ser feita de outras maneiras na festa, mais a mais comum é com o corte do bolo, como já mencionamos anteriormente.

Outra ideia que também é utilizada para revelação do sexo do bebê no chá de revelação é encher balões de gás hélio com a cor do sexo do bebê. Eles ficam dentro de uma caixa. No meio da festa, os pais abrem a caixa e os balões voam, revelando o sexo do bebê. Essa também é uma opção legal, mas que fica mais interessante quando a festa é feita ao ar livre.

chá de revelação

Comes e bebes

Para beber, é legal ter opções com e sem álcool. Para manter o padrão das cores, você pode servir uma pink lemonade em uma suqueira, e como drink alcoólico, algo com o licor curaçau blue para sobressair a cor azul. Pode ser o lagoa azul, servir espumante com licor azul… vai da criatividade e do gosto dos donos da festa. Também deve sempre ter água e suco de laranja desses naturais de garrafinha também é prático e muitos que não bebem bebida alcoólica gostam. O chopp ou cerveja também é bem vindo já que a festa tem como convidados homens e mulheres.

As comidas do chá de revelação podem ser desde os tradicionais salgadinhos e docinhos, sanduíches, mini cachorro quente, mini pizza, mini quiches… vai do gosto de cada um. Se conseguir algumas coisas nos tons rosa e azul como docinhos e cupcakes melhor ainda!

chá de revelação

chá de revelação

chá de revelaçãoConvite

O convite para o chá de revelação também deve seguir o padrão de cores da festa, contendo os tons rosa e azul. Para os pais que já tem as duas opções de nomes, isso pode ser mostrado no convite, como na imagem abaixo. Hoje são poucas festas que possuem convite impressos, o mais comum é enviar por e-mail ou mesmo pelo What’sApp.

chá de revelação

Brincadeiras

Algumas festas de chá de revelação costumas ter brincadeiras para entreter os convidados. As brincadeiras vão desde fazer com que os convidados digam sua opinião sobre qual sexo eles acham que o bebê vai ter, junto com uma contagem para saber o total, até opções de bilhetes e recados com recomendações para os futuros papais. Outras festas ainda incluem “provas” para os pais como trocar fralda, simular um banho com um boneco… vai dos tipos de anfitriões e convidados para decidir se haverá brincadeiras na festa ou não.

chá de revelação

E aí, gostou da ideia do chá de revelação? Bem criativo não é? O difícil é aguentar a ansiedade para saber o sexo do bebê e não poder contar para os familiares e amigos até o dia da festa. Você acha que vale a pena? Em breve mais dicas e inspirações, fique de olho 😉

 

Imagens: Pai de meninos, Frescurinhas personalizadas, Pinterest