Veja quais as atrações que devem ter na festa infantil do seu filho de acordo com a idade das crianças!

brinquedos para festa infantil

Se você é daquelas que vive dizendo “criança é tudo igual” está muito enganada! Cada fase dos pequenos exige uma atenção e brinquedos e brincadeiras diferentes. E se você vai fazer uma festinha para comemorar o aniversário dele/dela precisa estar por dentro das atividades indicadas para cada faixa etária. Por isso separamos as atrações e recomendações da festa infantil por idade. Confira!

Veja também

Dicas preciosas para escolher o tema de festa infantil

15 doces para festa infantil que não podem faltar no seu evento

9 dicas para economizar ao organizar uma festa infantil

Brinquedos para a festa infantil de acordo com a idade da criança

1. Para os menorezinhos – De 1 a 3 anos

As crianças menores precisam de brinquedos e brincadeiras mais tranquilos e monitores atentos, afinal eles ainda não entendem tudo e podem colocar peças de brinquedos na boca ou mesmo se machucar sem querer. Se a sua festa for para essa faixa etária, capriche na quantidade de monitores.

Brinquedos indicados

Bichos de pelúcia: os bichinhos de pelúcia, bonequinhas e ursinhos são sucesso entre as crianças menores e ajudam a acalmá-los.

Jogos de encaixar peças: os jogos didáticos de encaixar peças e formatos geométricos entretém os baixinhos e são ótimos para estimular o raciocínio.

Lego: as pecinhas de encaixar do lego também fazem bastante sucesso nessa fase das crianças. Mas é preciso ficar de olho para eles não colocarem na boca. Todo cuidado é pouco!

Brinquedos musicais: criança pequena adora brinquedos com som. Invista nos telefoninhos e brinquedos didáticos com sons dos animais, cores e formas.

Papel, lápis e giz para desenhar: outra coisa que as crianças menores adoram fazer é pintar e desenhar. Deixe uma mesinha com papel, lápis e giz que com certeza eles farão a festa.

brinquedos para festa infantil crianças de 0 a 3 anos brinquedos para festa infantil crianças de 0 a 3 anos brinquedos para festa infantil crianças de 0 a 3 anos

2. Os medianos – De 4 a 7 anos

A partir dos 4 anos, as crianças começam a ficar mais espertas e querem fazer atividades mais dinâmicas ao brincar, como correr, pular, a fim de gastar toda a energia que eles têm. Nessa faixa etária, é ideal os brinquedos maiores e monitores responsáveis também para controlar a turminha.

Brinquedos indicados

Piscina de bolinhas: a piscina de bolinha é um bom divertimento para as crianças na faixa mediana. É preciso ficar atento com os maiores para não machucarem os menores.

Cama elástica: está aí um bom brinquedo para cansar a criançada. Quanto mais eles pulam, mais gastam energia. Um monitor atento também é necessário para evitar que as crianças se machuquem.

Pula pula: assim como a cama elástica, o pula pula é um brinquedo bom para cansar a criançada.

Tobogã: os tobogãs e estruturas de escorregar fazem sucesso com essa faixa etária. Seja de inflar ou fixos no local, é importante ter segurança e um monitor para ajudar a criançada a usar.

Cuidado ao alugar os brinquedos infláveis! Você precisa dimensionar bem o tamanho do local da festa para que caiba tudo o que quer colocar.

brinquedos para festa infantil crianças de 4 a 7 anos brinquedos para festa infantil crianças de 4 a 7 anos brinquedos para festa infantil crianças de 4 a 7 anos

3. Os maiores – A partir de 8 anos

A partir dos 8 anos de idade, as crianças já começam a querer brincadeiras e brinquedos com mais emoção. Aqui entram também os jogos, que já são praticados nas escolas e que a garotada adora.

Brinquedos indicados

Futebol de sabão: o futebol de sabão vai gerar risada e muito emoção na criançada. Com certeza eles irão amar! Mas avise aos pais para levarem uma troca de roupa, pois as crianças sairão molhadas do brinquedo.

Uma boa opção também é colocar toalhas disponíveis para as crianças se secarem após saírem do brinquedo.

Touro mecânico: o touro mecânico também é uma ótima opção para a festa infantil. Mas atenção! Um monitor deve estar totalmente à disposição no brinquedo para evitar que as crianças se machuquem.

Tombo legal: esse brinquedo é um barato! A criançada irá se divertir tentando acertar o alvo para derrubar quem estiver sentado. É diversão na certa!

Guerra de cotonete: a guerra de cotonete exige uma estrutura inflável, portanto certifique-se que caiba no local.

Quadra para jogos com bola (basquete, futebol, vôlei): nessa fase, as crianças já adoram esportes, e nada melhor do que disponibilizar quadras e bolas para que eles joguem e se divirtam!

brinquedos para festa infantil crianças acima de 8 anos brinquedos para festa infantil crianças acima de 8 anos brinquedos para festa infantil crianças acima de 8 anos

Não se esqueça das dicas importantes:

  • Separe as crianças e brinquedos por faixa etária;
  • Coloque monitores nas brincadeiras e nos brinquedos para evitar que as crianças se machuquem;
  • Em brinquedos com água, avise antecipadamente aos pais das outras crianças para que mandem uma troca de roupa;
  • Procure bons fornecedores para alugar os brinquedos e pesquise bem o preço;
  • Brinquedos infláveis precisam de espaço e estrutura. Pense nisso e meça bem o local da festa antes de alugar.

Feito isso, é só curtir a festa! E o melhor, deixar seu filho com gostinho de quero mais.