O aniversário do seu filho está chegando e você não quer deixar a data passar em branco, por outro lado, também não tem um grande orçamento para dedicar à comemoração. É assim que surge a dúvida: como organizar uma festa infantil gastando pouco? É possível, sim! Confira a seguir 9 dicas incríveis para comemorar como seu filho merece e conseguir economizar um bom dinheiro!

  1. Decore você mesmo

Com alguns materiais baratos, você pode fazer uma decoração incrível: que tal imprimir desenhos dos personagens que seu filho gosta e utilizá-los como moldes para fazer em cartolina ou algum outro papel mais grosso? Outra opção é confeccionar bandeirinhas coloridas para pendurar no teto.

Os balões são parte essencial de uma festa infantil, basta ter criatividade na hora de colocá-los: se você tiver espaço, cole na parede em formato do nome da criança ou da primeira letra. Fotos do seu filho e até brinquedos também podem ser usados para compor a decoração.

O site Fazendo a Nossa Festa possui kits completos gratuitos de decoração que você pode imprimir em casa.

  1. Faça os convites

Com ajuda da internet, você pode fazer convites lindos. Em alguns sites, é até possível encontrar modelos para serem impressos de graça! Se você tiver uma impressora em casa, vai sair ainda mais barato. Se desejar, para economizar ainda mais, é possível enviar os convites por e-mail e/ou criar um evento no Facebook.

  1. Enxugue a lista de convidados

Uma festa pequena é sempre mais barata, por isso, ao fazer a lista de convidados, priorize as pessoas que são realmente importantes na vida do seu filho. Assim, quem sabe você consiga fazer a festa em casa mesmo, sem precisar alugar um espaço.

  1. Comidinhas simples

Quer deixar todos bem servidos sem esquentar a cabeça? O combo sanduíches + docinhos + bebida é suficiente. Você ainda pode substituir os sanduíches por cachorro-quente: basta preparar o molho e deixar todos os ingredientes à mão para cada um montar o seu. Se for se aventurar nos salgadinhos, comece a fazer com bastante antecedência e vá congelando.

  1. Faça os docinhos

Opte pelos docinhos simples e tradicionais: brigadeiro e beijinho. Não tem erro, todo mundo gosta, sai barato e você pode fazer em casa! Vale pedir ajuda para as amigas, tias e madrinhas da criança, todas na cozinha trabalhando juntas. Vai ser uma delícia!

  1. Decoração das mesas

Utilize T.N.T. para decorar as mesas dos convidados. Escolha uma cartela de cores que combine com a festa e o resultado ficará incrível. O mesmo vale para a mesa do bolo. Você também pode improvisar as decorações para o centro de mesa: copinhos de plástico encapados podem se tornar excelentes vasinhos de flores ou suporte para aqueles pirulitos grandes e coloridos.

Por falar em flores, se preferir, você pode comprar vasinhos para usar na decoração das mesas, especialmente se conhecer
alguma floricultura com preços mais em conta. Depois, acaba servindo de lembrancinha para os convidados.

  1. Lembrancinhas mais baratas

Se for oferecer saquinhos de doce, compre saquinhos simples e decore-os você mesmo, de acordo com o tema da festa. Depois, é só encher de balinhas, pirulitos e outras guloseimas, que você pode comprar em distribuidoras de doces por um preço bem mais acessível.

Se preferir dar brinquedinhos, procure uma loja que venda por atacado. Carrinhos, pequenas bonecas, potinhos para fazer bolhas de sabão e outros são boas opções, especialmente se não houver uma grande quantidade de crianças.

Aliás, por falar em atacado, tudo que você puder comprar nesse tipo de loja vai ajudar a economizar um bom dinheiro.

  1. Brincadeiras à moda antiga

Corrida do saco, dança das cadeiras e cabra-cega saem bem mais em conta do que alugar brinquedos piscina de bolinhas e cama elástica, e a diversão é garantida da mesma forma! Você pode organizar uma caça ao tesouro ou a boa e velha brincadeira de colocar o rabo no burro. Ao apostar nessas diversões bem clássicas, é possível que até os adultos se divirtam junto com as crianças.

Você também pode montar um “cantinho da brincadeira”: coloque um tapete e deixe uma caixa com os brinquedos do seu filho. É uma opção para os pequenos se divertirem sem você precisar organizar nada. Mas lembre-se de não disponibilizar aqueles brinquedos que o seu filho mais gosta, pois é possível que alguém acabe quebrando alguma coisa.

  1. Festa em casa

Pense bem: é provável que a maior parte dos convidados já conheça seu endereço e se sintam à vontade em sua casa. É possível fazer uma festa bem mais aconchegante e ainda economizar o dinheiro da locação do salão. Se preferir, alugue apenas algumas mesas e cadeiras para os convidados, que certamente vai sair mais em conta. Mas também não é necessário: empreste cadeiras das vizinhas ou familiares para todos terem onde se sentar e já será o suficiente.

É possível organizar uma festa incrível e linda para homenagear seu filho gastando pouco!