Se formar é um dos momentos mais especiais na vida. É hora de se reunir com os familiares e amigos queridos para comemorar uma conquista tão sonhada. No entanto, para que a festa seja um verdadeiro sucesso e fique entre as suas melhores recordações, alguns detalhes são muito importantes, como por exemplo, a escolha do cardápio do buffet de formatura.

buffet de formatura

Se você é da comissão de formatura e está precisando de uma forcinha, a hora é agora! Veja nossas dicas:

7 ótimas dicas para escolher o melhor cardápio do buffet para a sua formatura

1. Ilhas de comida são tendência!

Hoje em dia, uma das grandes tendências para festas de formatura são as ilhas de comida, que podem ser feitas com influência de vários países diferentes. Funciona assim: ao invés de colocar um rechô com os pratos para os convidados se servirem, são espalhadas várias mesas pelo salão. Em cada uma delas você poderá encontrar cardápios inspirados em alguma culinária diferente!

Vale fazer uma ilha de comida japonesa, uma de massas italianas, uma de fast food inspirada nas delícias americanas, uma de quitutes árabes e assim por diante. Além de ser uma opção diferente para servir os convidados, essas ilhas acabam compondo a decoração e o resultado fica muito bacana.

Vantagens

Você pode escolher duas ou mais ilhas diferentes para agradar o maior número de pessoas possível. E os seus convidados não ficarão concentrados em um único local na hora de jantar, circulando por todo o salão e dando movimento à festa.

ilha gastronômica de hamburguer

2. Coquetel

Outra opção interessante e alternativa aos buffets mais tradicionais, perfeita para quem quer servir bem os convidados mas sem gastar muito – já que esse serviço costuma sair mais em conta, é o coquetel.

Veja quanto custa fazer uma festa de formatura.

No coquetel é possível servir pequenas cumbucas de massa ao molho branco, por exemplo, risoto, polenta, escondidinho de aipim com carne seca. As barquetes com coberturas variadas também entram aqui. Você pode escolher duas ou três opções e os garçons passam servindo nas mesas.

Vantagens

O coquetel é bacana porque as pessoas não precisam se sentar para comer, já que receberão pequenas porções individuais. É ideal para festas que acontecem mais tarde, a partir das 23 horas, quando praticamente ninguém quer jantar nada muito pesado.

coquetel para formatura

3. Opções tradicionais

Em uma festa de formatura. o perfil dos convidados será muito variado, afinal, são famílias diferentes e, potencialmente, pessoas vindas de diversas regiões. Por isso, para não errar, é melhor apostar em pratos mais tradicionais, nada muito exótico ou que fuja dos padrões.

O jantar é uma boa opção tradicional, no qual você poderá servir uma entrada, uma massa, uma proteína e uma sobremesa, deixando todos satisfeitos e bem servidos.

O jantar é ideal para uma festa mais longa, na qual os convidados ficarão por muito tempo no local e terão que se alimentar bem.

4. Degustação

É praticamente impossível acertar na escolha do buffet sem antes passar pela degustação, não é mesmo? Por isso, se vocês forem da comissão de formatura e precisam contratar este serviço, entrem em contato com as empresas que o oferecem, peçam um orçamento prévio, olhem o cardápio e pré-selecionem pelo menos três delas. Em seguida, marquem uma conversa pessoalmente e realizem a degustação.

Além de avaliar o cardápio, o sabor e a apresentação dos pratos, esse é o momento de saber o que a empresa oferece e quais são as sugestões dela para o perfil da sua festa. Profissionais da área são as melhores pessoas para ajudar a escolher.

Degustação do menu da formatura

5. Frutas

Quer servir sobremesa sem gastar muito? Você pode apostar nas frutas da estação! Seguindo a mesma linha das ilhas de comida, elas ajudam a complementar a decoração do salão com suas lindas cores e sabores.

Se a formatura for durante os meses de verão essa dica é ainda mais válida, pois os convidados irão preferir alimentos mais leves e as frutas ajudam, inclusive, a hidratá-los. Mas mesmo que sua festa seja em uma época fria você pode seguir com a ideia, porque dentro do local do evento a temperatura costuma ser elevada.

6. Café colonial

Uma ótima pedida para as festas ao final da tarde ou para o encerramento do baile de formatura é colocar o café colonial. Neste tipo de cardápio servem-se chás, cafés, tortas e bolos dando aquela sensação de estar na fazenda.

Se a colação de grau e a festa acontecerem no mesmo dia é possível servir o café antes do início das solenidades e depois servir apenas bebidas (como acontece em uma boa parte dos bailes).

café colonial para o buffet da formatura

7. Identidade da festa

Depois de todas essas dicas, você já está mais próximo das opções de cardápio. Mas para escolher a melhor, o primeiro passo é determinar qual será a identidade da festa. A ideia é fazer uma comemoração com cara de balada ou um jantar mais elegante? Vai ser um evento mais voltado para os familiares ou para os formandos?

Por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre o buffet é interessante a comissão de formatura reunir todos os formandos em uma assembleia para que possam opinar e decidir quais serão as características da festa. Feito isso, será mais fácil escolher tudo, desde a decoração até as atrações musicais, passando pelo buffet, é claro.

A formatura deve ter a cara da turma! Não tenham medo de colocar uma boa pitada de personalidade nesse dia, afinal, ele é todo de vocês e ficará marcado para sempre. Façam algo que trará não apenas algumas horas de diversão, mas uma vida de boas lembranças!

festa de formatura00