A festa de formatura é uma marco na vida que deve ser celebrado. O significado de uma graduação é muito maior do que um diploma. Representa o final de um ciclo, uma vitória, uma conquista, uma despedida e o início de uma nova fase que começara em breve, portanto, nada mais justo do que comemorar em grande estilo ao lado de todos que fizeram parte deste ciclo.

Tudo passa muito rápido e os bons momentos mais ainda. Quando se menos espera o dia da formatura já chegou e logo a festa acaba. Por isso, é necessário fazer um bom planejamento, com uma certa antecedência, para que tudo saia como você imagina.

Confira algumas dicas que separamos para você ter uma festa de formatura perfeita:

1. Comissão de formatura – quanto antes melhor

Para montar uma boa festa de formatura, o ideal é formar a comissão pelo menos um ano e meio ou mesmo dois anos antes da data que se pretende fazer a formatura. As pessoas escolhidas devem ser bem engajadas e comprometidas com os objetivos. Dentro da comissão, o ideal é definir o que cada um vai fazer. Assim se poupa tempo, todos participam e tudo evolui mais rapidamente.

Quanto antes a escolha da comissão for feita, melhores as chances de parcelamento da festa e a busca por fornecedores.

festa formatura

2. Empresa de formatura – pesquise bem

Existem muitas opções de empresas que organizam formaturas. Qual escolher? O indicado é que a comissão de formatura (ou um participante dela designado para essa função) faça um levantamento de um número considerável de empresas, para avaliar os preços e serviços oferecidos por cada uma. Não deixe de pedir referências para as empresas mais interessantes.

Fique atento, tudo o que ver combinado verbalmente com a empresa escolhida deverá ser aprovado pela maioria dos participantes e constar no contrato.

Falando no contrato, nele devem estar presentes as datas, horários, locais da colação, baile e coquetel, decoração, número de convites, comidas e bebidas, aluguel da beca, banda musical, cobertura fotográfica, formas de pagamento e encargos no caso de atraso no pagamento.

3. Escolhendo a data e o local – a maioria vence

O processo é democrático, algumas opções de datas e locais, escolhidos previamente pela comissão de formatura, entram em votação entre os formandos, e de acordo com o voto da maioria, a data e o local são então definidos.

Quanto antes for definida a data, mais opções interessantes de locais poderão ser analisados. E algumas cidades há poucas opções de locais portanto as datas são bem concorridas.

O ideal é realizar a cerimônia de formatura em um dia diferente do baile. Assim, é possível comemorar após a colação de grau, com parentes e amigos, seja com um coquetel ou jantando em um restaurante legal. Tudo com mais calma, aproveitando melhor cada momento.

festa-de-formatura3

4. Arrecadando dinheiro – veja todas as possibilidades

O valor repassado aos formandos dever contemplar todos os gastos com a formatura. Para o valor não ficar tão pesado para os formandos, há alternativas para conseguir mais dinheiro como organizar algumas festas no decorrer do ano ou fazer rifas. Isso dará um dinheiro extra para uma festa ainda melhor, ou pode ser usado para diminuir o valor pago pelos formandos para a formatura.

Há ainda uma outra possibilidade de conseguir um dinheiro extra para ajudar a bancar a festa, através de parcerias com marcas. Elas oferecem produtos na formatura em troca de publicidade.

5. Diversão – atrações para festa 

Além da música, bebida e ás vezes comida, é legal ter alguma outra atração para entreter os formandos e seus convidados. Uma cabine fotográfica ou um cenário divertido e alguns adereços podem render boas fotos e memórias para guardar por muito tempo e eternizar o momento. As fotos também podem ser compartilhadas nas redes sociais!

Aqueles apetrechos comuns em alguns casamentos e festas de formatura como gravatas e óculos coloridos, apitos, coisas que brilham, plumas… também rendem momentos de diversão e boas fotos.

festa formatura

6. Hora de convidar – convites limitados

Tanto as mesas quanto os convites para a formatura costumam ser bem limitados. Se você quiser convidar mais pessoas que o permitido, vai ter que pagar por convites extras. Selecionar os convidados não é uma tarefa fácil, faça uma lista e escolha as pessoas mais especiais, e as que estiveram presentes na sua vida durante esse período. Não esqueça de dar a opção das pessoas pagarem pelo próprio convite, muitos entende a situação e se quiserem estar na festa não vão se importar de pagar.

Esperamos que tenham gostado das dicas para uma festa de formatura perfeita! Se tiver mais dicas, pode compartilhar com a gente! Veja locais de festa e outros fornecedores no nosso site.

 

fonte: infomoney, O liberdade