Os votos de casamento emocionam os noivos e todos os convidados, e tem se tornado um item importante nas cerimônias. 

Noiva escrevendo os votos de casamento

Prepare os lencinhos porque não tem como fugir dessa emoção! Todos os casamentos em que os noivos fazem os votos acabam marcando muito os convidados e as lágrimas “rolam soltas”. Mas afinal, de onde surgiu essa tradição? Como fazer? Há regras para escrever os votos de casamento? Calma! Vamos explicar tudinho para vocês.

Como escrever os votos de casamento

1. De onde surgiu a tradição dos votos de casamento

Os votos de casamento na verdade são as palavras que os noivos trocam no momento da cerimônia na troca das alianças, e até algum tempo atrás se resumia apenas naquelas palavras clássicas que repetiam do padre ou cerimonialista: “Eu… aceito você como meu legítimo esposo, e prometo amar e respeitar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.”

Mas os norte-americanos começaram a mudar isso e escreveram seus próprios votos no momento do enlace, o que aguçou a emoção dos convidados e chegou no Brasil como tendência.

2. Em que momento fazer os votos de casamento

Geralmente os votos são feitos no momento da troca das alianças, mas se os noivos preferirem eles podem inovar e deixar no começo ou final da cerimônia. Tudo depende de como o celebrante vai encarar esse item do casamento.

Veja também

10 dicas fundamentais para escolher os penteados para noivas

6 dicas de etiqueta fundamentais para os convites de casamento

3. Vantagens de fazer os votos de casamento

Uma das principais vantagens de se fazer os votos de casamento é que os noivos conseguem declarar fielmente o que estão sentindo, e por isso a emoção envolve a todos. Ao invés de ficar restrito apenas às palavras repetidas, eles se expressam e trocam juras de amor em seu casamento. Isso acaba marcando ainda mais esse momento tão importante.

4. Inspirações para fazer os votos de casamento

Até parece fácil, não é mesmo? Mas te garanto que na hora de escrever começa a vir um branco e a tarefa pode se tornar um fardo. Para ajudar nesse momento, separamos algumas dicas.

  • Comente os motivos de estar neste momento com o seu amor e tudo o que passaram até chegar o Grande Dia;
  • Fale o que o seu amor significa para você;
  • Destaque as principais qualidades que fizeram se apaixonar pela pessoa;
  • Conte como essa pessoa mudou a sua vida;
  • Comente do seu passado, presente e o que espera para o futuro ao lado da pessoa amada;
  • Coloque seus sentimentos para fora e diga tudo que está passando pela sua cabeça neste momento;
  • Faça promessas e diga como espera cumpri-las com seu amor;
  • Se o casal for bem-humorado, faça alguma piada de vocês mas com um fundo carinhoso;
  • Se preferir usar trechos de livros, músicas e filmes que gostam, fique à vontade!
  • Escolha uma música bonita e romântica para embalar este momento.

5. O que evitar na hora dos votos

  1. Procure escrever seus votos antes do casamento e ensaie, pois na hora a emoção toma conta e quanto mais as palavras estiverem em sua cabeça, melhor.
  2. Evite fazer muitas piadas e tornar o discurso ofensivo.
  3. Converse com o celebrante antes para verificar se podem fazer os votos e o melhor momento para isso acontecer. Não deixe para falar em cima da hora, pois alguns celebrantes não permitem que mude o roteiro do casamento.
  4. Peça para a assessora verificar os microfones e testá-los antes da hora. Ficar sem equipe técnica neste momento é uma furada.
  5. Seja você mesmo nas palavras e não tente demonstrar algo que não é. Se você é mais romântico, faça um discurso nessa linha. Se é mais prático, mostre isso também. Perder o seu tom na fala pode não ficar legal neste momento.
  6. Se quiserem fazer os votos juntos, não tem problema! O noivo e a noiva podem se ajudar. Mas é claro que a emoção de algo inédito é muito melhor.
  7. Não faça um discurso muito longo e cansativo. Combinem um número de linhas para escrever e sejam suscintos.

6. Tempo de duração

Nada muito longo, e nem muito curto. Para ter um parâmetro, o ideal é que os votos sejam escritos em meia folha de papel (tamanho da fonte Arial 11). Mas se você se empolgar, não tem problema. Sugerimos que não ultrapasse uma folha para não ficar cansativo. Em questão de tempo, leia em voz alta e conte os minutos. Eles não devem ultrapassar 3 minutos.