Se formar é um momento muito importante e a recordação, que são as fotos de formatura, precisa ser perfeita! Veja como contratar esse serviço.

Se você é da comissão de formatura sabemos que terá diversos itens para contratar e que essa correria não é fácil! Mas um dos principais, e que requer cuidado na escolha é o serviço de fotos de formatura. Afinal, será a única recordação física de todos os formandos e precisa ser muito bem feito. Conversamos com a empresa Ticomia Formaturas, uma das maiores empresas produtoras de formatura de São Paulo, que separou algumas dicas que te ajudarão a encontrar o fornecedor ideal.

Antes de contratar o serviço de fotos de formatura

1. Verifique as indicações

Antes de contratar qualquer serviço é fundamental validar as indicações do fornecedor. Se você está com uma empresa organizando a formatura, as indicações serão boas. Mas é sempre indicado ver o trabalho, conversar com outros formandos que pegaram o álbum e ver se a turma se identifica com o trabalho do fornecedor.

2. Equipamentos e quantidade de fotógrafos no dia do evento

Outro ponto muito importante para verificar com o a empresa de foto é os equipamentos que eles utilizam e a equipe que levará no dia do evento. Quanto mais formandos no local, maior a equipe para dar conta e não perder nenhum clique. Se você e a turma quiser alguma foto especial ou específica já avise a equipe antes mesmo de contratar e veja se estão habituados a fazer.

3. Entrega do material com tratamento

Um detalhe muito importante e que os formando esquecem de atentar-se é o tratamento das imagens. É preciso fazer alguns retoques de coloração, cortes, entre outros para que o álbum fique perfeito. Verifique como isso é feito e se já está incluso no valor do orçamento para não ter surpresas desagradáveis depois.

4. Momentos importantes

Alguns momentos são fundamentais para um serviço fotográfico perfeito, e a empresa já deve fazer o orçamento pensando em todos eles. Que são:

Ensaio Pré-formatura

São as fotos feitas antes do término das aulas, com todos os formandos. Geralmente são mais informais e feitas no campus da faculdade.

Colação de grau

A colação de grau também é uma parte importante da formatura, pois marca a fase do juramento à profissão e a formatura de fato. É preciso ter fotógrafos disponíveis para registrar esse momento.

Festa de formatura

A festa de formatura é o momento mais esperado para usar os trajes de gala e receber a família para comemorar. Fotos dos formandos, da família e da turma não podem faltar!

5. Valores

Depois de pontuar tudo isso, é imprescindível que o valor total inclua esses serviços e a comissão já consiga negociar o valor do álbum fechado por formando. Pois muitas empresas querem cobrar após a festa e jogam o preço lá no alto. Se vocês já estão contratando o fotógrafo o mínimo é ter o álbum incluso! Caso algum formando não queira pagar por esse serviço, retire-o da lista e faça o rateio do valor entre os outro.

Caso optem por fechar apenas o serviço fotográfico e o álbum ser à parte, coloquem no contrato o valor fixo do álbum após entregue para que isso não varie e acabe deixando os formandos furiosos.