O chá de panela, também chamado de chá de cozinha, é um “ritual” que normalmente acontece de 1 a 3 meses antes da data do casamento. Normalmente a festa ocorre só entre mulheres,  e é organizada pelas madrinhas dos noivos, que providenciam tudo, bebidas, comidas, organizam as brincadeiras e arrumam tudo no dia da festa também. A lista de convidados é feita pela noiva que às vezes “banca” a festa, em outras os gastos são divididos entre as madrinhas.

As madrinhas são as grandes responsáveis por fazer do chá de panela, um evento animado e inesquecível! Elas também devem incluir as convidadas nas brincadeiras para que todas se divirtam.

Bom, mas o assunto do post de hoje são as brincadeiras do chá de panela! Elas devem ser previamente pensadas e organizadas, para providenciar todos os objetos que serão necessários no dia da festa. Uma ideia legal e criar um documento e compartilhar entre as madrinhas, ou pelo menos algumas delas, para cada uma dar sugestões de brincadeiras e prendas. Assim várias pessoas participam, a “tarefa” fica melhor distribuída e até pode ser mais criativo e divertido com mais gente envolvida.

Um dia é não escolher muitas brincadeiras pois acaba não dando tempo. Cerca de 5 brincadeiras já é um número bom para tornar a festa divertida.

Talvez alguma madrinha nunca tenha passado por isso, de ter que organizar as brincadeiras, então separamos algumas sugestões de brincadeiras para o chá de panela, para ajudar as madrinhas:

1. Abrindo os presentes

cha de panela

A lista de presentes do chá de panela são previamente escolhidos pela noiva, que seleciona alguns locais onde eles podem ser comprados. Normalmente os presentes são utensílios do dia a dia, presentes muito mais simples e baratos comparados aos do casamento.

É a brincadeira mais clássica do chá de panela, é super divertida e não pode deixar de ter.

A noiva fica sentada de olhos vendados, e as madrinhas vão entregando os presentes para ela. A noiva segura o presente por alguns segundos, aperta, chacoalha e tenta descobrir o que é. Caso ela erre, deve pagar uma prenda (ver no final do post). Depois da noiva acertar ou errar quem deu o presente se manifesta, e assim vai, até que terminem todos os presentes.

2. Eu nunca

Essa brincadeira é bem divertida pois envolve não só a noiva mas também todas as mulheres presentes. Antes de começar a brincadeira, todas recebem um saquinho com balas ou drágeas de chocolate, correspondente ao número de participantes do evento.

Todas as participantes então ficam em uma roda e cada uma vai dizer algo que nunca fez, por exemplo: “Eu nunca fumei cigarro”, e aí todas as que já fumaram cigarro pelo menos uma vez na vida comem uma bala. E assim segue até que todas tenham falado algo que nunca fizeram ou que alguém acabe com o saquinho de doces. No final, todos ficam sabendo quem é a mais santinha (a que menos comeu balas/chocolates) e a mais experiente (a que comeu mais). Essas duas participantes  pode receber algum brinde no final da brincadeira, previamente definidos e escolhidos pelas madrinhas. Coisas simples como esmalte, prendedor de cabelo…

Algumas sugestões:

  • Eu nunca ganhei um santo antônio
  • Eu nunca coloquei meu nome na barra do vestido de uma amiga
  • Eu nunca peguei um buquê em um casamento
  • Eu nunca beijei outra mulher

3. Vídeo com o noivo

Essa é a brincadeira mais emocionante e que costuma “arrancar lágrimas” da mulherada.

Durante o planejamento das brincadeiras, as madrinhas se reunem para fazer perguntas sobre a noiva para o noivo, para ver o quanto ele sabe sobre ela. Então alguma madrinha é escolhida para se encontrar com o noivo e gravar ele respondendo as perguntas.

No dia da festa, o vídeo é passado para todas assistirem. As perguntas são então pausadas antes do noivo responder. A noiva então responde a mesma pergunta. Se as respostas forem diferentes, a noiva paga uma prenda!

Algumas sugestões de perguntas (10 é um número bom):

  • Qual a comida e a bebida favorita dela?
  • Que dia e onde aconteceu o primeiro beijo?
  • O que você acha mais atraente nela.
  • O que fez você  se apaixonar por ela?
  • Qual o filme preferido dela?
  • Qual a mania mais irritante dela?
  • Qual o filme preferido dela e qual o primeiro filme que vocês assistiram juntos?
  • Qual a música de vocês? (Caso não tenha, pode ser a música preferida dela)
  • Quem foi o primeiro a falar sobre casamento?
  • Onde foi a primeira vez de vocês?

No final, é legal pedir para o noivo deixar um recado para a noiva.

4. Adivinha quem é?

cha de panela

No início da festa, entregue um pedaço de papel e uma caneta para as convidadas que forem chegando e peça para que elas escrevam nele uma situação que já tenham vivido com a noiva para que ela adivinhe quem é a dona da frase.

Se a noiva errar, ela paga uma prenda (ver sugestões no final do post). Se acertar, é a convidada quem paga!

5. Declaração de amor

Algumas participantes escolhem palavras inusitadas e escrevem em um papel A4. A noiva então deve ligar para o noivo (com o celular na opção viva voz) e fazer uma declaração de amor para ele, incluindo as palavras que as convidadas escreveram.

PRENDAS

As prendas devem ser escritas em um papel e depois recortadas e dobradas. Colocar todas elas em um saquinho ou caixinha para serem sorteadas durante as brincadeiras. Normalmente uma das atrações da festa é ver a noiva ir bebendo, então uma sugestão é colocar alguns papeizinhos escritos “bebe”e cada vez que a noiva pega ela deve tomar um gole ou um shot de alguma bebida. Muito CUIDADO para não exagerar na quantidade de bebida para a noiva não passar mal e a festa terminar mais cedo do que o esperado. A ideia é ela se soltar um pouco para as brincadeiras e não ficar bêbada.

Seguem algumas ideias de prendas:

  • Dançar e cantar alguma musica tola
  • simular posição preferida com bicho de pelúcia
  • dobrar lençol de casal de elástico
  • dar nó em gravata
  • fazer uma dancinha sexy na cadeira
  • amarrar um barbante na cintura com uma caneta pendurada e tentar encaixar a caneta dentro da boca de uma garrafa que fica no chão.
  • declamar a letra de “ai se eu te pego” de forma sexy
  • cantar uma música do Fábio Júnior
  • falar em 10 segundos 5 qualidades do noivo
  • passar delineador de olho fechado

Esperamos que tenham gostado das sugestões de prendas e brincadeiras para o chá de panela! Tem outra brincadeira divertida que você conhece? Então deixe um comentário contando!

Quer encontrar fornecedores para o seu evento? Acesse nosso site!